Sexta, 19 Abril 2024

A renovação antecipada do contrato de arrendamento celebrado entre a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (COPI) e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) tem como principal objetivo atender demandas atuais e futuras referentes à movimentação agrícola no Arco Norte. A prorrogação foi assinada no último dia 14 de dezembro e é válida por 20 anos. A antecipação do acordo foi autorizada pelo Governo Federal no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Para obter a prorrogação antecipada da área dedicada à movimentação de fertilizantes, a COPI se comprometeu a instalar um armazém com capacidade estática para 70 mil toneladas do produto e uma correia transportadora com capacidade de operar 1.250/ toneladas/hora, totalizando cerca de R$ 57 milhões em investimentos.

itaqui terminal fertilizantes
Imagem destaca, em azul, o Terminal de Ferilizantes - Imagem: PPI

Leia também
* Aprovação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a prorrogação antecipada do Contrato de Arrendamento nº 009/02
Cinco projetos para o Arco Norte no PPI
* Itaqui tem oficialmente novo berço
* Equipe do Porto do Itaqui treina combate a emergências em incêndios

A nova estrutura ampliará a capacidade de movimentação anual da COPI de 80 mil toneladas para 3,5 milhões de toneladas de fertilizantes. De acordo com o comando do PPI, a instalação será a mais moderna do País como foco em fertilizantes, interligando o armazém ao berço 101 do Porto de Itaqui.

Segundo os dados estatísticos disponíveis no site da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) consultados pelo Portogente em 20 de dezembro de 2018, os portos públicos ainda são responsáveis por mais de 80% do volume de fertilizantes movimentados no Brasil, com grande concentração de operações nos portos da região Sudeste (Paranaguá e Santos) e da região Sul (Rio Grande), mais distantes dos mercados europeus e norte-americanos do que as instalações localizadas no Arco Norte.

fertilizantes brasil antaq

Com a consolidação do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) e o crescimento do volume de cargas movimentadas no Terminal de Uso Privativo da VLI, o Porto do Itaqui vem se consolidando como principal porta de saída da produção de grãos da região Centro-Norte do Brasil, registrando sucessivos recordes tanto em produtividade quanto em volume de movimentação de cargas. A atração de investimentos pela iniciativa privada é considerada fundamental para dar ao porto maranhense papel de destaque na logística do Arco Norte. Nesse sentido, a importação de fertilizantes tem ganhado cada vez mais destaque no portfólio de cargas do porto público maranhense. Em 2017 foram movimentadas 1,7 milhões de toneladas de fertilizantes e 2018 deverá ser concluído com índice superior a 2 milhões de toneladas - um recorde histórico.

promare arconorte

Para mais informações sobre o tema contate a Promare: Rua Osvaldo Cruz, 01 | Gr 1908, Ed. Beira Mar Trade Center, Meireles | Fortaleza/CE - Telefone: +55 85 3023.7030

Arco norte
Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

bruno merlin

Bruno Merlin


Bruno Merlin é redator e jornalista especializado nos temas logístico e portuário. Graduado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), há dez anos colabora com o Portogente, além de publicar reportagens em outros veículos como Folha de S. Paulo, SBT/VTV e Revista Textilia.

E-mail: brunomerlin@portogente.com.br