Quinta, 21 Novembro 2024

O Sindicato dos Estivadores do Espírito Santo completa 100 anos neste dia 20 de julho com as atenções voltadas para o futuro do trabalho portuário. Em entrevista exclusiva ao Portogente, o presidente do Sindicato, José Adilson Pereira, disse que a entidade está trabalhando para garantir treinamento permanente aos associados, de forma a acompanhar a tecnologia empregada nos equipamentos portuários. Entre as demais prioridades de José Adílson estão a de evitar a privatização das companhias docas e a de implantar uma visão empreendedora no Sindicato, incluindo planejamento e fortalecimento institucional.

joseadilson espiritosanto
Presidente do Sindicato discursa em homenagem realizada na Câmara de Vereadores de Vitória - Foto: Andréa Margon/ES


O cada vez mais veloz processo de transformação global dos perfis de emprego está fazendo com que funções profissionais mudem radicalmente ou até mesmo deixem de existir. Nesse sentido, o líder sindical avaliou que os estivadores e demais categorias portuárias necessitam ter nível educacional avançado para atender aos contratantes. "Desde 2005 o Sindicato atua para que os novos trabalhadores tenham bom nível educacional e proporcionar treinamento permanente de boa qualidade. Hoje, os treinamentos do DPC [Diretoria de Portos e Costas da Marinha] não têm acompanhado a evolução tecnológica dos equipamentos portuários".

A entidade, explicou o presidente, está iniciando o terceiro ciclo de negociações da convenção coletiva da categoria após a publicação da Lei 12.815/2013 e aposta na qualidade da mão-de-obra para atrair o interesse de terminais. "No momento, cerca de 80% da nossa mão-de-obra trabalha fora do porto organizado, como na Portocel, em Barra do Riacho". José Adílson observou que a escalação informatizada "com critérios bem definidos e justos" está sendo bem recebida pela categoria.

Apesar da atual Lei dos Portos ter completado apenas cinco anos de existência, já há expectativa para a publicação de um decreto que modifique a legislação vigente. A possibilidade preocupa o presidente do Sindicato, em especial os movimentos favoráveis à privatização das companhias docas. É importante lembrar que justamente a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) foi cogitada para ser a primeira a passar por esse processo devido ao fato de ser a única estatal do segmento a não apresentar passivos financeiros e ser superavitária.

No entanto, José Adílson disse ser favorável à reversão do caráter consultivo dos Conselhos de Autoridade Portuária (CAPs), uma regra imposta pela publicação da Lei 12.815. "No nosso CAP, por exemplo, eu era muito efetivo como representante dos trabalhadores e até coordenava a Comissão de Tarifas. Agora, as direções das companhias docas não trabalham com os CAPs efetivamente".

Programação
20 de julho (sexta-feira) - Celebração Ecumênica na sede administrativa do Sindicato dos Estivadores

centenario estivadores es

21 de julho (sábado) - Confraternização dos associados pelo centenário da entidade

centenario estivadores convite

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

bruno merlin

Bruno Merlin


Bruno Merlin é redator e jornalista especializado nos temas logístico e portuário. Graduado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), há dez anos colabora com o Portogente, além de publicar reportagens em outros veículos como Folha de S. Paulo, SBT/VTV e Revista Textilia.

E-mail: brunomerlin@portogente.com.br