Sexta, 26 Abril 2024

Praticante de Prático é o profissional aquaviário não tripulante, selecionado por meio de processo seletivo conduzido pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), portador do Certificado de Habilitação de Praticante de Prático e aspirante à categoria de Prático.

A LESTA (Lei de Segurança do Trafego Aquaviário) - Lei 9.537 de 11/12/1997, determina que:

§ 1º A inscrição de aquaviários como práticos obedecerá aos requisitos estabelecidos pela autoridade marítima, sendo concedida especificamente para cada zona de praticagem, após a aprovação em exame e estágio de qualificação.

A profissão é muito concorrida e requer aprendizado muito extenso. Portanto, a qualificação em cursos relacionados a essa carreira é fundamental para quem deseja entrar no mercado.

Segundo a Marinha do Brasil, o Praticante de Prático somente habilita-se como Prático se concluir, com avaliação satisfatória, um programa de treinamento denominado Programa de Qualificação do Praticante de Prático, com duração mínima de 12 meses e máxima de 15 meses, e, posteriormente, se for aprovado no Exame de Habilitação para Prático.

O Praticante de Prático e o Prático não são militares ou servidores públicos, assim como não exercem função pública. O Processo Seletivo à Categoria de Praticante de Prático, portanto, não se destina ao provimento de cargo ou emprego público, não sendo o concurso público de que trata o Art. 37, II, da Constituição Federal.

O vídeo abaixo permite ter uma ótima noção de como é o trabalho de um prático para atracar um navio. As imagens foram feitas no Porto de Santos, no litoral paulista.

Veja também
* O que é praticagem
* Concurso para Praticante de Prático
* Cursos preparatórios online para o concurso de Prático

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias