Terça, 16 Abril 2024

A navegação de praticagem, ou simplesmente praticagem, é a navegação que exige, de quem a dirige, perfeito conhecimento, adquirido pela prática, de particularidades locais ou regionais que dificultam a livre e segura movimentação das embarcações. Por extensão, praticagem é também o nome dado à organização incumbida de fazer navegação de praticagem em portos e seus canais de acesso, barras, rios ou mesmo ao longo de trechos da costa onde tais particularidades ocorram.

Os profissionais responsáveis pela navegação de praticagem são denominados Práticos, e têm sob sua responsabilidade a segura movimentação de patrimônios elevadíssimos - os navios, suas cargas e tripulações - exatamente quando os mesmos estão sujeitos aos maiores riscos, ou seja, quando navegam próximos de terra, em canais estreitos, em meio a perigos submersos e ao tráfego marítimo local, sofrendo a influência de ampla gama de condições locais em permanente mutação, tais como, correntes, variações de marés, estado do mar, regime de ventos, assoreamento de vias navegáveis, etc.

Manobra de praticagem
A manobra de praticagem ocorre nas proximidades do berço onde será atracado o navio ou de onde será desatracado. A manobra de atracação ou desatracação consiste na movimentação lateral ou longitudinal, assim como o giro do navio no interior do estuário, por seus próprios meios ou com o auxílio de rebocadores. Durante a manobra, o prático coordena as equipes de terra, que farão o trabalho de posicionamento e amarração do navio, a tripulação dos rebocadores, que atuarão sempre a partir das instruções do prático, e do próprio navio, cujo comandante transmite as ordens estabelecidas em conjunto com o prático.

No momento da manobra o efeito de ventos e correntes é máximo, mesmo que de pequena intensidade. A proximidade do cais, a dimensão dos navios e a magnitude das forças envolvidas fazem da manobra o momento de maior risco. O serviço de praticagem se ocupa, enfim, da minimização dos riscos envolvidos na navegação e nas manobras de navios em águas confinadas ou restritas.

As informações são da Praticagem de Santos - Santos Pilots.

Veja também
Prático
Atalaia
Zona de Praticagem
Praticante de Prático
Concurso para Praticante de Prático

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias