O PAC, conhecido também como o Programa de Aceleração do Crescimento, é um projeto criado pelo governo federal em 2007 que prevê o planejamento e a execução de grandes obras infraestruturais que visam desenvolver diversos setores em território nacional. O programa possui esse nome pois visa também obras de cunho social, urbano, logístico e energético tudo de forma acelerada e sustentável.
Nos seus primeiros quatro anos, o PAC ajudou a dobrar os investimentos públicos brasileiros (de 1,62% do PIB em 2006 para 3,27% em 2010) e ajudou o Brasil a gerar um volume recorde de empregos – 8,2 milhões de postos de trabalho criados no período.
Existe também o PAC 2 que é uma segunda fase do programa desenvolvido em 2007. O PAC 2 foi iniciado em 2011 com o mesmo objetivo e estratégia, foi e está sendo investido uma grande escala de investimentos públicos e privados em infraestrutura para dotar o Brasil com uma malha ferroviária e rodoviária de maior qualidade, pois nas últimas duas décadas antes do início do programa não houve nenhum investimento pesado nesse setor.
Os principais objetivos dessa nova etapa são:
Rodovias e Ferrovias: Duplicar os principais eixos rodoviários do país, reestruturar o modelo de investimento e exploração das ferrovias, expandir e aumentar a capacidade da malha ferroviária. Todo esse investimento é pensado para permitir a ligação de áreas de produção agrícola e mineral a portos, indústrias e mercado consumidor, além da melhoria da qualidade, redução de acidentes e redução do custo do transporte.
Outro fator importante do PAC é o investimento em ferrovias. Pelo congelamento de investimentos na malha ferroviária que, por consequência, encontra-se em estado crítico, o governo quer ampliar e melhorar a utilização deste, integrando-as aos demais modais de transporte. Assim, criando um ambiente mais competitivo e estimulando novos investimentos.
Além das ferrovias e rodovias, o PAC também visa a ampliação e melhoria das vias hidroviárias brasileiras, fazendo com que diminua o custo de frete e aumente a navegabilidade pelos rios brasileiros. O investimento total do projeto em 5 anos obteve um valor de 79,5 bilhões. Sendo assim, de forma estimativa, totalizará 53,5 bilhões em investimentos em 20 a 25 anos. Somando ao inicial, teremos 133 bilhões em investimentos.
Saiba mais:
Site Oficial Ministério dos Transportes
Portopédia Portogente: PAC 2- Oportunidades de Negócio