Sábado, 23 Novembro 2024

 


1. Introdução


TruckStops for Windows ("parada de caminhões para Windows", em tradução-livre) é um sistema especialista em roteirização, sendo mundialmente conhecido pela sua eficácia. Ele é elogiado por ser um sistema simples e de fácil aprendizagem para seu utilizador. Assim, é possível conseguir resultados rápidos e, na maioria das vezes, isentos de erros.

 

2.Origem

Fabricado pela empresa norte-americana Micro Analytics Inc.®, foi desenvolvido em meados da década de 1960, devido à necessidade de suprir as tropas norte-americanas em guerras civis, como a do Vietnã e da Coreia. Ao perceber o potencial do programa, ele foi adaptado para uso comercial e, desde então, é um sucesso.

 

3. Capacidade e Utilização

Segundo NOVAES (2008), o software permite uma fácil e simplificada programação de rotas pelo usuário com a seleção de três arquivos básicos-frotas (pedidos e parâmetros), exigindo apenas conhecimentos básicos de Windows e Excel.

Sendo assim, ele é adequado para todo tipo de usuário e gestão de frotas. O TruckStops não possui banco de dados residente, sendo leve e ágil. Diariamente, o sistema recebe por interface TXT o arquivo de pedidos a serem entregues no mesmo dia ou no dia seguinte.

 

4. Benefícios

Por ser extremamente simples, proporciona grande economia de tempo sem violar regras específicas para o usuário, tais como: tamanho do veículo, dia da semana para entrega, janelas de tempo, frequência de visitas, capacidade do veículo, entre outros. Outra característica atribuída ao programa pela sua simplicidade é o fácil interfaceamento com equipamentos e softwares, sendo um roteiro definido, até para notas fiscais.


A visualização das rotas pode ser feita graficamente e a sua leitura através de mapas digitalizados, permitindo que o seu utilizador desenhe mapas ou regiões, possibilitando a imagem das rotas de forma cartográfica. Além disso, o sistema possibilita mapas rodoviários com recursos de zoom, fazendo com que seja possível avaliar as distâncias entre os pontos de entregas.

 

Referências


HILSDORF, J., de BARROS, N., TASSINARI, C., COSTA, I. Química Tecnológica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
VALENTE, A., NOVAES, A.; PASSAGLIA, E.; VIEIRA, H. Gerenciamento de Transporte e Frotas. 2º ed. São Paulo: CENGAGE Learning, 2008.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!