1. Introdução

        Para chegarmos a algum resultado, normalmente precisamos seguir uma sequência de atividades organizadas de maneira que façam sentido.

        E isso ocorre em qualquer objetivo que queiramos alcançar, de diversas formas na nossa vida e mesmo na natureza em geral, como uma lagarta que se alimenta, cria um casulo e ali se mantém até virar uma borboleta.

        Quando o consumidor realiza uma compra por uma loja na internet, por exemplo, o pedido é processado, será produzido ou será vista a disponibilidade do mesmo no estoque, para assim ser preparado para o envio nos correios, de onde viajará, podendo passar por vários modais de transportes e agências de correios de outras cidades, até chegar no seu destino final.

        É seguindo esse raciocínio de acontecimentos lógicos que podemos ter uma boa ideia do significado de sistema.

2. O que é um sistema?

        Como parcialmente descrito no tópico anterior, um sistema representa uma sequência de atividades e elementos, que podem ser concretos ou abstratos, organizados logicamente e de forma intelectualizada para se garantir um funcionamento, atingindo assim uma finalidade, um objetivo.

       Cada uma das etapas a serem realizadas dentro de um sistema possuem uma função essencial para a realização de um bem maior.

3. Subsistemas

        Essas atividades singulares, elementos ou etapas que constituem um sistema são chamados de subsistemas, e todos são interdependentes entre si, ou seja, na ausência de um, o todo será prejudicado e logo, o sistema não funcionará e o objetivo não será concluído.

        Como no exemplo da compra pela internet, se o cliente realizar a compra e o pedido não for processado, jamais chegará. Ou ainda, se o produto solicitado não for produzido ou não estiver em estoque, não poderá ser adquirido.

4. A importância do conceito

        No geral, é importante que grandes administradores e profissionais da área tenham conhecimento do funcionamento do sistema em suas respectivas empresas, pois isso acarretará na eficácia do cumprimento de metas e objetivos da melhor maneira possível.

        O conceito é fundamental para que líderes possam traçar estratégias competitivas em suas equipes, e é sempre importante verificar se tudo está ocorrendo bem nos subsistemas, realizar reuniões e dar o suporte necessário.

        O conceito de sistemas também é indispensável paras as áreas de Tecnologia da Informação e de Ciências Biológicas.

 

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s