1. Conceito
Franchising é o termo que designa o Franquiamento, em tradução livre. Assim, essa prática consiste em aplicar a mesma marca, produtos, sistemas, políticas, padrões, modo de operação e conceito de negócios em diversos locais ou mercados diferentes. Assim, cada franquia é gerida por uma pessoa autorizada da organização da franquia chamada de franqueado.
2. O franqueado
Ele é o proprietário somente da unidade que opera e administra, não sendo totalmente independente. Ele deve seguir todas as normas estabelecidas pela franqueadora, mas pode ser considerado um autônomo. O nível de liberdade do franqueado acerca da gestão do negócio varia de uma empresa para a outra.
2. Franchising em Gestão de Frotas
Tendo o mesmo conceito geral estabelecido anteriormente, a diferença é que a franqueadora lida com as rotas de suas frotas, levando seu nome, tradição e o know-how acumulados. Antigamente, o sistema de franchising não era levado muito à sério mas, hoje, é sinônimo de profissionalismo.
Geralmente, os franqueados localizam-se em cidades de pequeno e médio porte, pois o investimento inicial em instalações seria muito caro e pouco rentável se comparado com os volumes de carga e o tamanho da cidade, então, o lucro viria após bastante tempo. Para resolver esse problema, essas organizações criam franquias que não excedem 150 quilômetros de abrangência para que possa ser conhecida bem todas as informações cabíveis do franqueado sobre o mercado e a região que instalará a franquia.
Todas as normas são estabelecidas por contratos e há um departamento especializado para cuidar desse relacionamento. Há visitas frequentes para a inspeção para ver se as regras estão sendo cumpridas e os royalties normalmente são pagos por meio do valor arrecadado pela franqueada por meio de porcentagem.
3. Aspectos positivos e negativos
Como aspectos positivos, pode-se levar em consideração a não contabilização dos custos de depreciação para a transportadora, ficando livre desse investimento em uma filial. Dessa forma, elimina-se o custo fixo com a franqueada. Também temos como vantagem a descentralização do sistema, pois aumenta a agilidade nas decisões e ganha vantagem competitiva.
Mesmo que se tenha aspectos positivos, deve-se levar em consideração os defeitos que esse tipo de gestão tem. Tem-se o risco e a insegurança por dividir mercados e recursos para terceiros (franqueado).