Sábado, 23 Novembro 2024

 

 

1. Introdução


A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, conhecida também como DLPA, é uma relatório contábil que explica e evidencia as alterações e os motivos da variação entre o saldo inicial e o final da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados contida no Patrimônio Líquido.
Segundo a Lei 6.404/76, ela é de divulgação obrigatória para as sociedades limitadas e outros tipos de empresas mas pode ser substituída pela demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL), desde que ela seja realmente incluída dentro dessa demonstração e divulgada pela companhia, pois ela mostra muito além, já que mostra todas as demais contas do patrimônio líquido.
A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá discriminar:

  1. O saldo inicial do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;
  2. As reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;
  3. As transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.
  4. O montante do dividendo por ação do capital social.

 


2. Ajuste de exercícios anteriores


Segundo a legislação, se estabelece que o Lucro Liquido do Exercício não deve sofrer influência por valores vindos de outros exercícios. Assim, serão utilizados somente os que são decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou então, da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes.

 

3. Correção Monetária


Antigamente, as empresas faziam correção monetária anualmente em contas do Permanente e do Patrimônio Líquido, alterando o lucro do período. Por isso, a partir de 1996 essa prática foi extinta.
Reversão de Reservas
Certas parcelas que são deduzidas do lucro e destinadas a certos fins específicos (reservas), podem ser reincorporadas ao lucro em exercícios futuros. Portanto, essa reversão de reservas são alterações ocorridas nas contas que registram essas parcelas, mediante a reversão de valores para a conta Lucros Acumulados, devido a não utilização daqueles valores.

 

4. Lucro ou Prejuízo Líquido do Exercício


Na Demonstração do Resultado do Exercício apura-se o Lucro – ou Prejuízo – Líquido anual, sendo transferido para a conta Lucros Acumulados. Portanto, nada mais é que o resultado líquido do ano apurado na DRE.

 

5. Transferências para Reservas


São as utilizações desse lucro em outras reservas patrimoniais, como por exemplo: reserva de lucros, reserva estatutária, reserva orçamentária, reserva para contingências, reserva para dividendos.

 

7. Exemplo de DLPA

 

Fonte: MARION, J.C.. Contabilidade Empresarial, 9ed. São Paulo: Atlas, 2002

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!