Sábado, 23 Novembro 2024

 

É uma ferramenta da qualidade que tem como objetivo averiguar dados para buscar melhorias e resolução de problemas, principalmente dentro de ambientes organizacionais. Assim, essa forma de análise agrupa dados sob vários pontos de vistas de modo a focalizar a ação. 

Um exemplo comum é o de pesquisas exibidas em veículos de informação. Em época de eleições, os dados da pesquisa podem ser estratificados por região de origem, sexo, faixa etária, escolaridade ou classe socioeconômica do eleitor.

Para utilizar essa importante ferramenta da qualidade, necessita-se seguir os seguintes passos:

  1. Levantar os motivos das falhas de um processo e rever todas as etapas que possam ter alguma culpa no controle da qualidade desses resultados;
  2. Depois, reflita sobre quais fatores podem controlar as mudanças nesse resultado. Isso pode ser feito através dos 6M’s do Diagrama de Ishikawa, ou então, pôr em debate as relações entre cada variável;
  3. Após selecionar tais variáveis que serão mensuradas e os agrupamentos que serão organizados, organize listas de verificação para coleta dos dados. Tratando todos esses resultados de forma estatística, fica mais fácil de ter-se uma visão ampla sobre a situação e até montar histogramas para cada grupo para facilitar ainda mais o sucesso da atividade.

 

 

Veja também outras ferramentas da qualidade:

Brainstorming

Gráfico de Pareto

Diagrama de Causa e Efeito

 

Para aprender mais:

Escola Virtual Portogente: Curso de Estatística Básica 

 

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