O porto de Shenzhen é um dos portos mais movimentados e de maior crescimento no sul da China continental. Ele está localizado na região sul do Delta do Rio das Pérolas, na província de Guangdong. É uma das hinterlândias econômicas para Hong Kong em relação ao comércio com o continente asiático e também um dos portos mais importantes em termos de comércio internacional da China. O porto é o lar de 39 companhias de navegação, que traçam 131 rotas internacionais nas quais está incluído o porto.
Imagem: Sea News Turkey
Porto é um dos mais importantes do mundo e tem atividade crescente no cenário global
Aspectos geográficos
O porto de Shenzhen é localizado ao longo da costa da cidade, com extensão de 260 km. Ela é separada pela Península de Kowloon em duas áreas: porto ocidental e porto oriental. O porto ocidental está localizado a leste de Lingdingyang no Estuário do Rio das Pérolas, e consiste em um porto de águas profundas com seguros abrigos naturais. Dista 37,04 km ao Sul de Hong Kong e 111,12 km de de Cantão ao Norte. Como resultado, a zona portuária ocidental está ligada à região do rio da Pérola, que inclui cidades e condados ao longo de seu curso. O porto ocidental também está ligada à hidrovia On See, o que permite ao comércio toda a abrangência no trajeto a outros portos. A zona portuária oriental ainda está situado ao norte de Dapeng Bay, onde o porto é amplo e calmo, no que é considerado o melhor porto natural do sul da China.
Estrutura
O porto de Shenzhen é composto por um complexo de instalações nas áreas de Da Chan Bay, Shekou, Chiwan, Mawan, Yantian, Dongjiaotou, Fuyong, Xiadong, Shayuchong e Neihe. Tem, ao todo, 140 berços de atracação, sendo estes divididos em:
- 51 berços para os navios com 10.000 toneladas de porte bruto (TPB) e acima;
- 90 berços operacionais, em que 43 são de 10.000 TPB ou mais, 18 berços para navios de contêiner, 9 berços específicos de cabotagem, entre os quais 3 são de 10.000 tonaladas de porte bruto ou mais, 18 berços para ferry boats de passageiros, e 23 berços não produtivos.
Expansão
A Administração do Porto de Shenzen irá acelerar a integração com Hong Kong por meio da construção de outras seis instalações portuárias, que conectarão efetivamente as duas regiões por mar, terra e ferrovia. As seis instalações, a serem construídos, são:
- Porto de Liantang
- Porto Ferroviário de Longhua
- Terminal de Passageiros Fujian Guangzhou-Shenzhen-Hong Kong
- Porto do Golfo de Dachan
- Terminal de Nan'ao
- Túnel submarino de interligação entre o aeroporto de Shenzhen e o aeroporto de Hong Kong
O porto de Wenjindu também será revitalizado e ampliado, assim como o porto de Huanggang. O plano, a longo prazo, é da instalação de 20 complexos ligando Shenzen a Hong Kong, fazendo com que o fluxo de mercadorias e população entre as duas regiões seja intermitente em um futuro próximo.