É um complexo portuário que ocupa cerca de 3 mil hectares de terra e água ao longo de 69 km de extensão total, e está localizado em San Pedro Bay, no bairro de San Pedro de Los Angeles, a cerca de 30 km ao sul do centro da cidade. É o porto mais movimentado dos Estados Unidos da América em termos de quantidade de contêineres, com cerca de 8 milhões de TEU's no ano de 2013.
Imagem: Wikipedia Commons
Porto é o mais movimentado dos EUA
Uma curiosidade sobre o porto é a de que o mesmo possui seu próprio departamento de polícia independente, a Polícia do Porto de Los Angeles, com as principais finalidades de combater o contrabando, o terrorismo e o tráfico de drogas.
Histórico
Os primeiros registros de atividade comercial na baía de Los Angeles datam de 1542. Juan Rodriguez Cabrillo, explorador hispânico, descobriu a então chamada "Baía da Neblina". Originalmente, San Pedro Bay era originalmente um lamaçal profundo, muito macio para apoiar a estrutura de um cais. O empreendedor americano Phineas Banning financiou obras de melhoria no porto, que incluiram a dragaem em 1871, que criou um canal com um calado de cera de 3 metros de profundidade. Naquela ano, o porto passou a movimentar uma imensa quantidade de cargas, e Banning, então proprietário de uma linha férrea com rotas que ligavam Salt Lake City, no estado de Utah, e Yuma, no Arizona, construiu um ramal ferroviário para ligar San Pedro Bay até a cidade de Los Angeles.
Em 1912, a Southern Pacific Railroad completou a construção de seu primeiro cais principal no porto. Durante a década de 1920, o porto ultrapassou San Francisco como o mais movimentado porto da costa oeste dos EUA. No início da década de 1930, uma enorme expansão do porto foi realizada com a construção de um quebra-mar a cerca de 4 km do cais e com mais de 3 km de extensão, o que gerou uma proteção efetiva para os navios que no porto adentravam.
O processo de transição da carga geral como o produto mais movimentado do porto para o contêiner iniciou-se em 1959. A abertura da ponte Vincent Thomas, em 1963, melhorou o acesso a chamada Terminal Island, local que abriga a mais parte dos píeres de atracação, e permitiu o aumento do tráfego de embarcações. Em 1985, o porto movimentou um milhão de contêineres pela primeira vez em sua história. Em 2000, a dragaem do Pier 400 e subsequentes aterros, visando a construções de nvoas estruturas portuárias, foi completo, no que foi maior projeto do gênero nos Estados Unidos.
Cenário atual
Conforme já informado, o volume de contêineres movimentados no porto em 2013 beirou os 8 milhões de TEU's, fazendo do porto de Los Angeles o mais movimentado dos EUA neste quesito. Em termos unitários, é o 16º no ranking mundial de movimentação de contêineres, e, quando combinado com o porto vizinho de Long Island, o compexo passa a ser o 9º mais movimentado do planeta.
Para ter-se uma ideia da importância do porto na economia norte americana, em 2002 ocorreu um greve geral dos trabalhadores, o que paralisou o porto por semanas e causou efeitos em toda a economia americana, quabrando a cadeia logística de muitas grandes corporações, principalmente dos setores da indústria e do ramo automotivo.
Em 2012, a autoridade portuária e o corpo de engenheiros do exército americano homologaram a profundidade do canal prinicpal do porto em 18 metros, profundidade esta suficiente para operar os maiores navios do mundo, tais como a classe Triple-E da armadora dinamarquesa Maersk Line e a classe Explorer, da francesa CMA-CGM.
Com informações da Wikipedia e da Autoridade Portuária de Los Angeles.