Sábado, 23 Novembro 2024
Um sistema pode ser definido como um conjunto de componentes que interagem mutuamente, afetados por fatores externos.

Um Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) tem como componentes que devem interagir mutuamente o planejamento, o projeto, a construção e a manutenção dos pavimentos. Como principais fatores externos condicionantes de um sistema gerencial de pavimentos podem ser citados os recursos orçamentários, os dados necessários ao sistema e as diretrizes políticas e administrativas.

O Departamento Nacional de Infraestrutura em de Transportes (Dnit) tem em operação um SGP para atender às necessidades do órgão em nível de planejamento. O SGP foi idealizado visando a obtenção de um Banco de Dados que, ao ser periodicamente atualizado, permita a análise das condições darede e a alimentação do HDM, sistema informatizado para a definição de prioridades e de soluções para a restauração e manutenção da rede dentro de um programa plurianual, visando a melhor relação custo/benefício para diversos níveis de investimento.

A Gerência de Pavimentos vem sendo implementada e desenvolvida desde 1983. Em 1992 foi implantado um sistema de Gerência de Pavimentos - SGP, com base em uma campanha de levantamentos em toda a Rede Rodoviária Federal. Em 1996, o SGP foi totalmente reestruturado, sofrendo uma remodelagem em 2001, alcançando a praticidade necessária aos fins colimados na mesma época em que foi realizada a última campanha de levantamentos de campo.

O Banco de Dados do SGP é basicamente alimentado com os dados de tráfego,estrutura, deflexão, irregularidade e defeitos do pavimento, por segmentos homogêneos, respeitando-se os limites da divisão em trechos do atual Plano Nacional de Viação (PNV).

As informações são do Departamento Nacional de Infraestrutura em de Transportes (Dnit).

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!