Um Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) tem como componentes que devem interagir mutuamente o planejamento, o projeto, a construção e a manutenção dos pavimentos. Como principais fatores externos condicionantes de um sistema gerencial de pavimentos podem ser citados os recursos orçamentários, os dados necessários ao sistema e as diretrizes políticas e administrativas.
O Departamento Nacional de Infraestrutura em de Transportes (Dnit) tem em operação um SGP para atender às necessidades do órgão em nível de planejamento. O SGP foi idealizado visando a obtenção de um Banco de Dados que, ao ser periodicamente atualizado, permita a análise das condições darede e a alimentação do HDM, sistema informatizado para a definição de prioridades e de soluções para a restauração e manutenção da rede dentro de um programa plurianual, visando a melhor relação custo/benefício para diversos níveis de investimento.
A Gerência de Pavimentos vem sendo implementada e desenvolvida desde 1983. Em 1992 foi implantado um sistema de Gerência de Pavimentos - SGP, com base em uma campanha de levantamentos em toda a Rede Rodoviária Federal. Em 1996, o SGP foi totalmente reestruturado, sofrendo uma remodelagem em 2001, alcançando a praticidade necessária aos fins colimados na mesma época em que foi realizada a última campanha de levantamentos de campo.
O Banco de Dados do SGP é basicamente alimentado com os dados de tráfego,estrutura, deflexão, irregularidade e defeitos do pavimento, por segmentos homogêneos, respeitando-se os limites da divisão em trechos do atual Plano Nacional de Viação (PNV).
As informações são do Departamento Nacional de Infraestrutura em de Transportes (Dnit).