Sábado, 23 Novembro 2024
No dia 31 de outubro de 1887, o Rei D. Luiz I de Portugal lançava ao rio, em Alcântara, as primeiras pedras que deram início às grandes obras do Porto de Lisboa, que viriam se revelar da maior importância para a economia portuguesa, revolucionando as condições de atracação das embarcações através de construção de muralhas e regularizando as margens do Tejo. O projeto e a obra, da autoria dos engenheiros João Matos e Adolpho Loureiro, foram adjudicados em 9 de abril de 1887.

Mais de 100 anos depois, já no século XXI, o Porto de Lisboa se consolidou como um dos principais portos europeus de orientação atlântica. A localização geográfica estratégica do porto da capital portuguesa lhe confere um papel relevante nas cadeias logísticas do comércio internacional e nos principais circuitos de cruzeiros marítimos.

O porto é líder português no movimento de navios (em escalas e tonelagem movimentada) e ocupa o primeiro lugar no ranking local de movimentação de carga conteinerizada e de granéis sólidos agro-alimentares. Estes dois tipos de mercadorias colocam o Porto de Lisboa a par dos principais portos ibéricos.

Como resultado da firme aposta na satisfação das necessidades e exigências dos clientes, alicerçada na prestação de serviços de qualidade, o Porto de Lisboa tem registado ao longo dos anos um crescimento notável em todos os negócios: a movimentação de carga, o turismo de cruzeiros, o transporte fluvial, a náutica de recreio e a dinamização cultural e de entretenimento de toda a zona ribeirinha sob a sua jurisdição.

Com informações da Autoridade Portuária do Porto de Lisboa.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!