ROI é a sigla para Return on Investment, e em português significa Retorno sobre Investimento. ROI é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento, e o montante de dinheiro investido, é um termo muito usado em publicidade online.
Em finanças existem três formulações possíveis de taxa de retorno, através do retorno efetivo, retorno exigido e retorno previsto. O retorno efetivo serve como medida de avaliação do desempenho de um investimento, o retorno previsto serve como medida ante o desempenho de um investimento, que é a sua taxa implícita, aquela que iguala o valor do investimento do seu preço ou custo.
Na publicidade online, ROI também significa retorno do investimento, que é a relação do custo de campanhas de publicidade com o lucro gerado por conversões, como vendas ou leads, o ROI indica o valor ganho por sua empresa em relação ao custo de sua campanha de publicidade. É impossível obter uma medida exata, mas para a avaliação do ROI de uma campanha subtrai-se a despesa com publicidade do valor de sua receita proveniente das vendas e divide-se o resultado pelo total dos custos com publicidade.
A fórmula para o cálculo do ROI é: (Lucro do Investimento - Custo do Investimento) / Custo do Investimento
No mundo do poker, os jogadores também calculam o ROI para calcularem o lucro que fazem ao participarem em torneios. Neste caso os jogadores têm que ter em conta o dinheiro que investem para participar no torneio e também o dinheiro que ganham ou perdem durante o torneio. Qualquer valor positivo significa que o jogador em questão está tendo lucro.