O novo trecho, com dezesseis quilômetros e sete novas estações, vai ligar a atual estação terminal da Linha 1, a Ipanema-General Osório, ao bairro Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, onde será integrada a um veículo leve sobre pneus, o TransOeste.
Em seu trajeto, a linha também passará por outros bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro que atualmente não possuem metrô: Leblon, Gávea (onde servirá à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), São Conrado, além das comunidades da Rocinha e do Vidigal.
As sete estações estão sendo construídas em cinco bairros das zonas Sul e Oeste:
Ipanema
Ipanema/General Osório - Trata-se de uma ampliação da estação já existente da Linha 1. Terá novo acesso para a Lagoa Rodrigo de Freitas
Estação Nossa Senhora da Paz - Será construída na praça de mesmo nome, na região central de Ipanema.
Leblon
Estação Jardim de Alah - Terá quatro acessos junto ao parque homônimo e ao Shopping Leblon.
Estação Antero de Quental - Construída na praça que lhe dá nome, terá dois acessos, um na rua Bartolomeu Mitre, e outro na rua General Urquiza.
Gávea
Estação Gávea - Ficará próxima a PUC-Rio e está sendo construída em dois pavimentos, de modo que no futuro possa abrigar outra linha do metrô, abrindo espaço para a expansão da Linha 1 (que ligaria a Estação Uruguai, na Tijuca à Zona Sul, tornando-se circular).20 Esta é a única estação que corre o risco de não ficar pronta antes dos Jogos Olímpicos.21
São Conrado
Estação São Conrado - Terá três acessos para o bairro, para a comunidade de Rocinha e para o Vidigal.
Jardim Oceânico
Estação Jardim Oceânico - Ficará no início da Barra da Tijuca, interligada ao TransOeste e próxima ao Shopping Barra Point.
Fontes: Metrô Rio, G1 e Wikipedia