Bitola é a distância entre as faces internas dos boletos dos trilhos das linhas férreas. As bitolas larga, estreita e métrica estão entre as mais populares pelo mundo.
* Conheça outros tipos de bitola
As ferrovias de bitola larga podem ser substancialmente mais caras para serem construídas, pois exigem curvas de raio maior que as de bitola padrão e estreita. Além disso, a bitola larga demanda pontes e túneis com maior gabarito estrutural.
Imagem: Perfil News
Bitola larga de 1600 mm
No Brasil, há dificuldades de integração entre ferrovias pois diferentes formatos de bitola foram adotados na construção das linhas férreas ao longo do tempo. A bitola larga, de 1600 mm, justamente a adotada no Brasil de acordo com o Plano Nacional de Viação, garante maior capacidade no transporte de cargas e permite velocidades maiores do que os sistemas de bitola padrão e estreita. É largamente observada nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, bem como a palicada na construção de novas ferrovias, tais como a Ferronorte, a Estrada de Ferro Carajás e a Transnordestina.
Em número aproximados, a bitola larga no Brasil representa pouco mais de 4.050 km de trilhos, contra 23.489 km em bitola métrica e 202,4 km em bitola padrão. Existem também 336 km em bitola mista, isto é compartilhando as bitolas métrica e irlandesa.