Quarta, 15 Mai 2024

publicado originalmente na coluna Transporte Modal do Portogente

As pretensões portuguesas para dominar a Banda Oriental do Rio da Prata, atual Uruguai, se manifestaram no século XVII através da fundação da primeira ocupação em 1680, a Colônia de Sacramento, hoje a cidade de Colônia. Essas pretensões chegaram ao seu máximo êxito em 1822, ao dominar a região convertida na Província Cisplatina do Império do Brasil.

Leia também
* Os portos argentinos
* As características dos portos argentinos

Entre 1825 e 1828, no período dos conflitos entre brasileiros e argentinos, foi criada a República Oriental do Uruguai para atenuar as disputas, com a intervenção da Inglaterra, na época com muitos interesses no novo império brasileiro.

Toda essa discórdia era originada pelo domínio da Foz do Rio da Prata, que permitia a navegação fluvial até o coração da América do Sul, atingindo além da Argentina e Uruguai, a Bolívia, o Paraguai e o Brasil (Cáceres no Mato Grosso e o interior da então Província de São Paulo). É importante ressaltar que a bacia fluvial do Paraná-Paraguai têm aproximadamente 4 milhões de km².


Mapa destaca os principais rios da América do Sul 
e a área de influência da hidrovia Paraná-Paraguai

Durante séculos, a hidrovia Paraná-Paraguai foi o único acesso do Paraguai e Bolívia para as águas do Oceano Atlântico, por onde escoavam borracha, madeira, prata e outros produtos silvestres, assim como era a porta de entrada de suprimentos desses dois países. Tanto que o Brasil cedeu 10 léguas na área da Bahia Negra, próxima a Corumbá, para a Bolívia ter acesso direto ao Rio Paraguai.

Essa condição também ocorria para algumas regiões do Brasil Central, que só eram acessíveis pela navegação através do Rio Paraguai.


Veleiro ancorado em Missiones junto as jangadas
de troncos  de cedro transportados por flutuação

Na época da pré-navegação a vapor, os pequenos veleiros que partiam do Porto de Montevidéu viajavam até três meses para chegar a Cáceres e de 30 a 40 dias para retornar com a navegação a favor da correnteza.

Leia também
* O transporte de madeira por flutuação
 
Referências
La Hidrovia Paraguay-Paraná Factor de Intregracion – Boletin del Centro Naval – Buenos Aires- Argentina -  1991

La Navegacion em Cuenca del Plata – Luis Dodero – Buenos Aires – Editorial   América - 1961

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