Imagem: divulgação Maersk Line
É o primeiro navio dos oito pertencentes a E-Class, classe esta pertencente à armadora Maersk Line. Foi inaugurado em 2006, com o título de maior navio porta contêineres já construído em toda a história da navegação, com capacidade superior a 15 mil TEU’s, 397 metros de comprimento e 56 metros de largura, e, em sua velocidade máxima, pode alcançar 25 nós, equivalente a 45 km/h. Um detalhe interessante é que, devido a intensa automação, a tripulação mínima necessária para manter o navio em funcionamento é de apenas 13 pessoas, embora o navio possa acomodar até 30 tripulantes.
Seu motor, o Wartsila 14RT-Flex96c, é, atualmente, a maior unidade de diesel do planeta, pesando cerca de 2,300 toneladas, e com capacidade de gerar 110.000 cavalos de potência
O navio foi construído no estaleiro Odense Steel Shipyard, na Dinamarca. Seu nome é uma homenagem à falecida esposa do magnata da navegação Arnold Mærsk Mc-Kinney Møller, filho de Arnold Peter Møller, fundador do grupo A.P Møller, controlador da Maersk. Arnold Mærsk Mc-Kinney Møller também viria a falecer no fim de 2012, aos 98 anos de idade.
Na construção do navio, os conceitos de sustentabilidade forma largamente incorporados. O calor egrado pela combustão no motor é reaproveitado em outras engrenagens da embarcação, que alimenta um sistema auxiliar de propulsão e até mesmo gera energia elétrica utilizada no funcionamento do navio. Além disso, o caso é pintado com uma tinta a base de silicone, que reduz o atrito com a água, e permite e economia de 1200 toneladas de combustível por ano.
Atualmente, o navio navega na rotação Ásia-Europa, a maior em tráfego de embarcações e mercadorias do planeta.