Sexta, 29 Março 2024

Warehouse Management System (WMS) ou Sistema de Gerenciamento do Armazém consiste em softwares utilizados na gestão das atividades de armazenagem, para controle de entrada e saída de materiais, endereçamento, realização FIFO, controle de estoque, formação de cargas para despacho etc.

 

Conceitos Gerais
Para Arozo (2003), os sistemas de gerenciamento de depósitos e armazéns, ou WMS, são responsáveis pelo gerenciamento da operação do dia-a-dia de um armazém. Sua utilização está restrita a decisões totalmente operacionais, tais como: definição de rotas de coleta, definição de endereçamento dos produtos, entre outras.

Um WMS é um sistema de gestão integrada de armazéns, que operacionaliza de forma otimizada todas as atividades e seu fluxo de informações dentro do processo de armazenagem. Essas atividades incluem recebimento, inspeção, endereçamento, estocagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos, inventário, administração de contenedores entre outras, que, agindo de forma integrada, atendem às necessidades logísticas, evitando falhas e maximizando os recursos da empresa.

Um sistema de WMS busca agilizar o fluxo de informações dentro de uma instalação de armazenagem, melhorando sua operacionalidade e promovendo a otimização do processo. Isto é feito pelo gerenciamento eficiente de informação e recursos, permitindo à empresa tirar o máximo proveito dessa atividade. O WMS deve se integrar aos sistemas de gestão de informações corporativos (ERP), e desta maneira contribuir para a integração da sistematização e automação dos processos na empresa.

O WMS possui diversas funções para apoiar a estratégia de logística operacional direta de uma empresa, segundo Banzato (1998), entre elas:

  • Planejamento e alocação de recursos;
  • Portaria;
  • Recebimento;
  • Inspeção e controle de qualidade;
  • Estocagem;
  • Transferências;
  • Expedição;
  • Inventários;
  • Controle de contenedores;
  • Relatórios.

Fonte: Artigo: "WMS —Warehouse Management System: adaptação proposta para o gerenciamento da logística reversa", de Patrícia Guarnieri; Daniele Chrusciack;  Ivanir Luiz de Oliveira;  Kazuo Hatakeyama; Luciano Scandelari

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias