O Aeroporto de Palmas - Brigadeiro Lysias Rodrigues serve o município brasileiro de Palmas, que é a capital do estado do Tocantins. O novo Aeroporto de Palmas/TO - Brigadeiro Lysias Rodrigues, inaugurado pela Infraero em 05 de outubro de 2001 - data do 13º aniversário do Estado do Tocantins - foi batizado com o nome de Aeroporto Lysias Rodrigues em homenagem à memória do heróico desbravador da região. É o único aeroporto operado pela Infraero no Tocantins, além de também ser o único aeroporto do estado que possui vôos operados pela TAM e pela Gol, que são as duas maiores companhias aéreas do Brasil.
O sítio aeroportuário, com 23.739.952.00m² de área possibilita novos investimentos e expansão da infraestrutura existente. Com uma arquitetura peculiar, o inovador terminal de passageiros dispõe de área total construída com 12.300m² e capacidade para 370 mil passageiros/ano, com praça de alimentação para 200 pessoas, espaço cultural, 25 lojas no conceito de Aeroshopping, 12 balcões de check-in, terraço panorâmico, além do ambiente inteiramente climatizado. O aeroporto ocupa um dos maiores sítios aeroportuários do Brasil e possui localização privilegiada.
Elaborado com a moderna concepção de comunicação visual, o novo Complexo Aeroportuário de Palmas abriga o aeroshopping, um programa desenvolvido pela Infraero com o objetivo de dotar os principais aeroportos brasileiros de verdadeiros centros comerciais com marca e identidade próprias.
O terminal de passageiros possui área construída de 12.300 metros quadrados e capacidade para atender até 370 mil passageiros por ano. Tem praça de alimentação, espaço cultural, lojas comerciais, terraço panorâmico, elevadores e climatização de ambiente.
A pista de pouso e decolagem está pronta para receber aeronaves do porte de um boeing 767. São três pistas de táxi aéreo e pátios de aviação geral para dar mais flexibilidade às operações.
O aeroporto conta com completa infraestrutura que inclui torre de controle e instalações para o Grupamento de Navegação Aérea; seção Contra-Incêndio, com abrigo para viaturas, refeitório e salas de treinamento; dois terminais de combustíveis para abastecimento de aeronaves; portão com controle de acesso eletrônico, guaritas, estacionamento e edificações de proteção ao vôo, além de um acesso viário de mais de 4 km que liga o aeroporto à Avenida Teotonio Segurado, que é uma das duas principais avenidas da capital tocantinense.
Administração: Infraero
Inauguração: 2002
Altitude: 236 m (774 ft)
Capacidade anual: 370.000 passageiros
(Fontes: Wikipedia e Infraero)