Realidade virtual refere-se à simulação em computador para antecipar e avaliar de forma dinâmica o funcionamento de um equipamento ou sistema, aperfeiçoando o projeto e minimizando os riscos. Realidade Virtual, ou ambiente virtual, pode ser descrito ainda como uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema computacional. O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma de suas realidades temporais. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário. Além da compreensão da RV (Realidade Virtual) como simulação da realidade através da tecnologia, a RV também se estende a uma apreensão de um universo não real, um universo de ícones e símbolos, mas permeando em um processo de significação o espectador desse falso universo o fornece créditos de um universo real. Em suma, uma realidade ficcional, contudo através de relações intelectuais, a compreendemos como sendo muito próxima do universo real que conhecemos.
Veja Também
História e Conceitos
O conceito de RV vem, pelo menos, da década de 70, veja algumas frases usadas:
- Myron Krueger na década de 1970 já utilizava frases com o termo realidade artificial em seus estudos de combinação de computadores e sistemas de vídeo.
- O Início da RV foi com Jaron Lanier para a indústria de simuladores multi-usuários em ambiente compartilhado na década de 1980.
O termo oficial criado por Jaron Lanier diz que: diferenciar simulações tradicionais feitas por computador de simulações envolvendo múltiplos usuários em um ambiente compartilhado.
Existem algumas outras definições para o tema, tais como:
- Interface homem-computador que simula um ambiente real e permite aos participantes interagirem com o mesmo.
- É a forma mais avançada de interface do usuário com o computador.
- Interface que simula um ambiente real e permite aos participantes interagir com o mesmo, permitindo as pessoas visualizar e manipular representações extremamente complexas.
- É o uso de computadores e interfaces com o usuário para criar o efeito de mundos tridimensionais que incluem objetos interativos com uma forte sensação de presença tridimensional.
- É uma técnica avançada de interface que permite ao usuário realizar imersão, navegação e interação em um ambiente sintético 3D gerado por computador, utilizando canais multi-sensorais.
- É a técnica que maior imersão permite ao utilizador.
Todas as definições caem em um mesmo assunto e com características semelhantes mas uma complementando a outra.
Aplicações
A realidade virtual se expandiu em áreas comerciais a partir do Século XXI, algumas áreas como:
- Projeções dentro de uma organização;
- Jogos e entretenimento.
- Comunicação à distância, com aplicações para a educação.
- Simulação e treinamento empresarial;
- Simulação e treinamento de aviões.
- Tele-conferência (presença humana virtual).
- Arquitetura e urbanismo, interação e imersão em espaços arquitetônicos.