Sábado, 27 Abril 2024

O Porto de Imbituba está localizado numa enseada aberta, junto à ponta de Imbituba, no município homônimo, no litoral sul do estado brasileiro de Santa Catarina. O porto é controlado pela Companhia Docas de Imbituba S/A, cujas ações estão listadas na BOVESPA sob os códigos IMBI3 (ON) e IMBI4 (PN). A área de influència é compreendida pelos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

 

Veja Também

 

Origens

 

A partir da descoberta das jazidas de carvão no sul do estado de Santa Catarina no final do século XIX, Imbituba foi escolhida para local do porto de escoamento desse mineral, que seria transportado desde as minas por uma estrada de ferro então em construção. Entretanto, como os projetos de lavra não prosperaram de imediato, a implantação das instalações portuárias teve início somente no decorrer do ano de 1919.
Em 1922 foi criada a Companhia de Mineração de Carvão do Barro Branco e, em 12 de novembro do mesmo ano, surgiu a Companhia Docas de Imbituba, que viria a obter, pelo Decreto nº 7.842, de 13 de setembro de 1941, a concessão para executar os melhoramentos e explorar comercialmente o porto. Nessa nova fase das obras, os primeiros 100m do cais de atracação foram inaugurados em 4 de maio de 1942.

 

Administração do Porto de Imbituba

 

A Companhia Docas de Imbituba é uma empresa de Capital Aberto com concessão para exploração comercial do Porto de Imbituba até o ano 2012. Constituindo-se, assim, o único porto Público do país administrado por uma empresa privada.
Como concessionária e na qualidade de Autoridade Portuária, a Companhia Docas de Imbituba tem como funções principais, gerenciar e fiscalizar todas as atividades e operações portuárias no âmbito do Porto de Imbituba.

 

Links

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias