A logística empresarial consiste em qualquer atividade que engloba quatro que são consideradas básicas, sendo-as: aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos; ou seja, a logística facilita o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final de seu cliente final. Mesmo que pareça um termo relativamente antigo, a Logística como função integrada de uma empresa é uma definição mais nova, mesmo que a maioria das organizações sempre desenvolveram atividades de suprimento, transporte, estocagem e distribuição de produtos.
A grande diferenciação do atual é que, agora, as empresas privilegiam a integração e a coordenação das atividades, objetivando a melhor contribuição possível para o cumprimento das metas da empresa. A tendência de agora é a horizontalização: ampliando o número de fornecedores, dificultando a administração mas, principalmente, reduzindo custos e sabendo lidar com o mercado globalizado que possui uma filosofia de otimização global.
A logística empresarial utilizada dentro de uma organização pode ser a chave de seu sucesso, bem como a de seu fracasso. Muitos empregam o conceito de logística de forma errônea, precisando-se fazer uma análise mais elaborada do que ela é capaz de fazer e o que ela engloba de fato. Mas, principalmente, passaram a reconhecer que a logística tem potencial para agregar valor para os produtos e serviços que são comprados pelos clientes, o que é essencial para sua satisfação e para o sucesso das ações de marketing.
Para o estudo da cadeia logística, separam-se as atividades entre primárias e secundárias (veja mais sobre elas aqui).
- Atividades primárias: transporte, processamento de pedidos e manutenção de estoques.
- Atividades Secundárias (de Apoio): armazenagem, manuserio de materiais, embalagem, suprimentos, planejamento, sistema de informação.
Como pode-se denotar, a logística empresarial está ligada a diversas atividades da organização e, nos dias atuais, a análise holística da cadeia de suprimentos é extremamente necessária para a atividade econômica, sendo uma exigência ao profissional.
Referências:
POZO, H. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais: Uma Abordagem Logística. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Saiba mais
Escola Virtual Portogente: Transporte e Logística;
Escola Virtual Portogente: Curso "Indicadores Mundiais de Desempenho Logístico";
Escola Virtual Portogente: Curso "Logística 2015".