Sábado, 04 Mai 2024
Uma parte indispensável num aeroporto são as pistas de pouso e decolagem, que precisam ser suficientemente longas e largas para permitirem operações de pouso e decolagem dos maiores aviões usando o aeroporto. Além disso, as pistas precisam ser planas, sem ou com a mínima inclinação possível.

Em aeroportos movimentados, as pistas são feitas geralmente de asfalto ou concreto. Porém, campos de aterrissagem de pequeno porte em pequenas cidades e áreas isoladas, muitas vezes possuem suas pistas feitas com terra, pedras ou grama.

Para o auxílio dos deslocamentos de aeronaves em terra (após um pouso ou antes de uma decolagem, por exemplo), existem as taxiways, pistas de auxílio que agilizam o tráfego de aeronaves no solo.

As cabeceiras das pistas de aterrisagem dos aeroportos precisam ser livres de quaisquer obstáculos que possam prejudicar ou pôr em risco a operação e pouso/decolagem de uma dada aeronave. A linha de aproximação de aeronaves, por isto, precisa ser livre de torres e prédios.

Pistas de pouso e decolagem devem ser construídas levando-se em conta o padrão dos ventos da região: os ventos precisam ser paralelos à pista em pelo menos 95% do tempo, para a segurança de uma operação de pouso ou decolagem, onde ventos laterais nunca são bem-vindos; quando acontecem, criam turbulência na aeronave, aumentando muito as probabilidades de um acidente. Quando uma dada região não possuir ventos constantes paralelos à pista de pouso, a construção de uma nova pista, em um ângulo paralelo aos ventos é aconselhada.
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