Sexta, 29 Março 2024

A classificação ABC é um instrumento de planejamento que permite orientar os nossos esforços onde os resultados poderão ser mais impactantes, como nos materiais da classe A que, geralmente representam cerca de 75% em valor e são cerca de 10% dos itens em estoque. Estes percentuais são flexíveis, podendo ser 80-15-5 e outros.

O estudo pode tomar como base os valores do saldo em uma data desejada ou pelo consumo anual, que por ser mais abrangente é a mais indicada.

 

Veja Também
   

Funções da Classificação ABC

 

A classificação ABC, além de previsão e controle de estoque, pode ser usada:

  • Definição da freqüência e critério de seleção, nos casos de adoção de levantamento físico por amostragem;
  • Estabelecer diferentes períodos para a revisão dos níveis de estoque;
  • Determinação do estoque de segurança para os diferentes níveis de estoque para as classes ABC.

A classificação ABC, baseada em valor de demanda,  tem sido utilizada para atender três aspectos básicos de gestão dos estoques, que são os seguintes:

  • Assegurar que os itens de maior valor sejam analisados  em menores intervalos  de tempo, isto é, itens de maior valor de demanda devem ser analisados com maior freqüência do que aqueles de menor valor de demanda. Como descrito por Nigel Slack et al (1996, p. 297) “Os itens com movimentação de valor particularmente alta demandam controle cuidadoso, enquanto aqueles com baixas movimentações de valor não precisam ser controlados tão rigorosamente”.
  • Assegurar que os itens de menor valor sejam comprados ou fabricados  em menor freqüência, de maneira a evitar muito trabalho nas áreas de compra, em termos de negociação e emissão de pedidos freqüentes de pequenos valores. Na área de produção, que não sejam produzidos lotes de itens de pouco valor com muita freqüência, pois os custos de mudança de produto na linha de produção, em virtude de perdas de material ou tempo perdido nas trocas, tornarem tais mudanças antieconômicas.
  • Identificar em ordem de importância os itens estocados, pelo pressuposto de que se eles são de alto valor também o são em termos de importância.
Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias