Ferrovia(em Portugal também chamada Caminho-de-ferro) é um sistema de transportebaseado em trens ou comboios correndo sobre carris previamente dispostos. Otransporte ferroviário é predominante em regiões altamente industrializadas,como a Europa, o extremo leste da Ásia e ainda em locais altamente populososcomo a Índia. As ferrovias são o meio de transporte terrestre com maiorcapacidade de transporte de carga e de passageiros. Em muitos países emdesenvolvimento da África e da América Latina, as ferrovias foram preteridaspelas rodovias como tipo de transporte predominante.

Vias-férreas são compostas por doistrilhos paralelos destinados ao trânsito de veículos especialmente projetadospara tal, como bondes, vagonetes, litorinas, comboios ou trens, etc.

No caso detráfego de comboios ou trens a vias denominam-se ferrovias ou caminhos-de-ferro.

A distânciaentre os trilhos de uma via-férrea é denominada bitola. As bitolas mais comunsno Brasil são: a bitola métrica (1 metro de largura), bitola larga (1,60 m delargura). Há também as vias-férreas com bitolas mistas, contendo ambas citadasanteriormente. Neste caso usam-se três trilhos: um lateral, comum a ambas asbitolas, um central para a bitola de 1 m e o outro lateral para a bitola maior

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s