Sábado, 23 Novembro 2024

A característica fundamentaldas plataformas logísticas européias é a intermodalidade e/ou multimodalidade,constituída de pelo menos dois modais de transporte. No Brasil, a operação detransporte intermodal é aquela que ocorre através de dois ou mais modais, desdea origem até o destino do produto, usando-se um ou vários contratos detransporte com seu respectivo e específico documento para cada trechopercorrido. No transporte multimodal, dois ou mais modos de transporte - desde aorigem até o destino do produto - são utilizados, com apenas um único documentode transporte.

No Brasil, a operação detransporte intermodal é a mais praticada e a operação multimodal encontra-se nafase de implementação, aguardando-se resoluções sobre os seguintes pontos:

- Criação de um conhecimentoúnico para cargas;

- Aprovação de resolução doConselho Fazendário (CONFAZ) sobre a regulação do Imposto sobre Circulação deMercadorias e Serviços (ICMS) pelos Estados envolvidos na operação;

- Definição sobre a legislaçãode seguro de cargas; (XXIVENEGEP - Florianópolis, SC, Brasil, 03 a 05 de novembro de 2004).

- Revisão da Lei do Operador deTransporte Multimodal (OTM) para se redefinir como será a qualificação dasempresas para se tornarem OTM.

Existe hoje na Europa umamobilização para integrar o transporte rodo-ferroviário. Segundo Boudouin(1996), este interesse vem das várias vantagens que a integração proporciona,destacando-se, dentre outros, o descongestionamento dos principais eixos decomércio com o tráfego de caminhões pesados, questões ambientais como poluiçãodo ar e sonora e riscos de acidentes. Além disso, o dilema entre a rodovia e aferrovia não é mais a tônica entre os usuários clientes. Numerosos são osclientes, tanto empresas agro-industriais, industriais quanto transportadoresque vêem na intermodalidade uma possibilidade de aumentar a eficiência global deseus produtos e do sistema global de circulação de mercadorias.

Entretanto, a intermodalidadedos transportes não é a solução para todos os problemas de circulação demercadorias, pois é preciso satisfazer a demanda no tempo e no espaço.

Trabalho Completo em:

http://www.uvv.br/cursos/publicacoesAdmVix/plataformas%20log%C3%ADsticas%20%20ENEGEP%202004%20Alessandra%20Fraga%20Dubke.pdf#search=%22%22%20A%20Intermodalidade%22

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!