Transporte / Logística

A malha ferroviária brasileira foi implantada com o objetivo de interligar vários estados do País, principalmente regiões próximas aos portos de Parati, Angra dos Reis e Porto de Santos. Desde 1996, quando iniciou o processo de desestatização, a quantidade de carga movimentada nas ferrovias brasileiras aumentou em cerca de 26%. Os investimentos permitiram um incremento da produção de transportes em 68% entre 1996 e 2001. As melhorias decorrentes da desestatização têm contribuído para reduzir acidentes nas malhas em funcionamento.

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Recentemente, em Belo Horizonte (MG), foi realizada a Conferência Nacional Popular, que reuniu representantes de todas as regiões do País, para o lançamento nacional daFrente Brasil Popular, com o objetivo de reunir forças em defesa da democracia, por outra política econômica e em favor de reformas estruturais. Portogente conversou com um dos líderes do movimento, o dirigente do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile. Nesta entrevista, ele fala da crise econômica que exige profundas reformar no estado brasileiro.

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Duas novas resoluções publicadas no Diário Oficial da União, no dia 1º de setembro último, reduzem o Imposto de Importação para compra de bens de informática e telecomunicações e também para bens de capital sem produção nacional. A resolução Camex n°85 diz respeito a bens de informática e telecomunicações. Estes itens tiveram as alíquotas reduzidas para 2%, até 31 de dezembro de 2017.  Já a resolução Camex n° 86 altera para 2% e 0%, as alíquotas de importação de 206 ex-tarifários para bens de capital (194 novos e 12 renovações), com prazos de vigência que variam entre 31 de dezembro de 2016 e 31 de dezembro de 2017.

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A Durlicouros, indústria do couro localizada em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba), tem se beneficiado com os projetos de inteligência logística desenvolvidos pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). A indústria, que exporta para todos os mercados mundiais, principalmente para a Ásia, deixava de utilizar o Porto de Paranaguá devido à demora na liberação de contêineres vazios para estufagem – operação que era realizada pelos armazéns retroportuários paranaenses -, optando pelo porto vizinho.

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O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) deu início ao ProFaixa, programa que tem como objetivo regularizar as faixas de domínio de rodovias e ferrovias em todo o país. O programa tem prazo de execução de 20 anos, com a finalidade de otimizar o aproveitamento dessas áreas em favor da União e facilitar a execução de intervenções na infraestrutura de transportes. Em entrevista à Agência CNT de Notícias, o diretor de Planejamento e Pesquisa do órgão, Adaílton Dias, falou sobre a implementação e os principais objetivos do programa.

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