Transporte / Logística

O Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco, começou o ano de 2015 com dois recordes históricos, segundo informação da sua assessoria de comunicação. O faturamento do Porto no mês de janeiro foi de R$ 11,7 milhões, o maior valor já arrecadado num único mês e que ultrapassou em 34% o faturamento de janeiro de 2014, quando Suape arrecadou R$ 8,7 milhões. O aumento do volume de cargas movimentadas é um dos principais motivos para esse crescimento. Em janeiro, Suape movimentou 1,52 milhão de toneladas de cargas, 16,03% a mais que o mesmo período de 2014, quando passaram pelo Porto 1,31 milhão de toneladas, e 3,04% superior ao último recorde mensal, que havia sido de 1,47 milhão de toneladas em dezembro passado.

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O Porto de Cabedelo, na Paraíba, aguarda a liberação de R$ 2 milhões, em abril próximo, para obras que deverá resolver alguns problemas de sinalização e modernização de serviços. O recurso foi prometido pelo ministro dos Portos, Edinho Araújo, diretamente ao presidente da Companhia Docas de Cabedelo (CDB), Lucélio Cartaxo. Não estão incluídas, entre as obras, a dragagem de aprofundamento do canal de navegação.

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Os portos brasileiros, apesar das dificuldades econômicas que se apresentam ao País e no mundo, entraram o ano de 2015 dispostos a superarem problemas e dificuldades com vultosos recursos. O segundo principal porto de carga não conteinerizada do País, o de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, quer investir na ampliação do canal de acesso, principalmente, e também na área de segurança. O presidente do porto, Paulo Corsi, aposta que os investimentos vão permitir um crescimento ainda maior. Ele lembra que, em 2014, a inauguração do novo berço, o aumento de faturamento e a renovação da delegação ao Governo do Estado foram os pontos mais positivos. “Tudo isso nos permite planejar aportes e ajustes capazes de impulsionar ainda mais o crescimento.”

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A empresa Cattalini Terminais Marítimos prepara-se para explorar instalação portuária, na modalidade de terminal de uso privado (TUP), em Paranaguá (PR). O contrato foi assinado, no dia 17 último, seguindo a Lei 12.815/2013, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

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Esforços conjuntos do governo federal, estadual e da Autoridade Portuária para investir no Complexo Portuário de Itajaí o preparam para as demandas do mercado. O engenheiro Marcelo Werner Salles, ex-presidente do Conselho de Administração Portuária (CAP) de Itajaí, adiantou ao PortoGente parte dos temas que irá tratar na reunião desta quarta-feira (25/3), na  Câmara para Assuntos de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, Santa Catarina. Na reunião serão debatidos o conjunto dos planos e ações da Secretaria de Estado e Infraestrutura para o porto.

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