Domingo, 24 Novembro 2024

Transporte / Logística

O superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior, e o presidente da Administração do Porto de Aveiro S/A (APA), José Luiz de Azevedo Cacho, assinaram nesta quinta-feira (14/06), em Aveiro, Portugal, um “Acordo Internacional de Portos Marítimos Irmãos”. O acordo une oficialmente os dois portos e prevê o intercâmbio de informações, possibilidade da criação de meios técnicos e financeiros por meio de parcerias ou acordos empresariais, projetos de desenvolvimento de infraestrutura portuária, estudos de mercado, entre outras ações que possam ser desenvolvidas conjuntamente pelos dois portos.

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Depois do Porto de Leixões, em Portugal, primeiro a ser visitado pela Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis – Cesportos de Santa Catarina, as visitas ocorreram nos portos de Valência, na Espanha e Le Havre, na França.  O objetivo da missão é em prol da segurança portuária.

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O Ogmo (Órgão Gestor de Mão de Obra) do Porto de Santos (São Paulo) vem escalando estivadores cadastrados na frente dos registrados, desrespeitando a Lei 9719-1998. E com garantia de dobra da jornada, contrariando o termo de ajustamento de conduta (Tac) que assinou com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

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O Porto de Itajaí sediou, no último dia 29, painel sobre os impactos da Resolução 72/2012 nos setores portuários regional e estadual. A medida estabeleceu aplicação da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) unificada de 4% para todas as operações interestaduais com bens e mercadorias importados do exterior e acabou com incentivos fiscais que eram oferecidos pelo governo de Santa Catarina aos importadores que operassem nos portos do Estado.

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Não é de hoje que a falta de berços para operações de granéis líquidos no Porto de Santos provoca uma longa espera de navios na Barra. Pelo menos 30% das embarcações que têm como destino o Porto de Santos aguardam mais de 72 horas para atracar, o que ocasiona perdas incalculáveis não só para as empresas envolvidas nas operações de embarque e desembarque como para outras que acabam sofrendo as consequências desse estrangulamento.

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