A malha ferroviária brasileira foi implantada com o objetivo de interligar vários estados do País, principalmente regiões próximas aos portos de Parati, Angra dos Reis e Porto de Santos. Desde 1996, quando iniciou o processo de desestatização, a quantidade de carga movimentada nas ferrovias brasileiras aumentou em cerca de 26%. Os investimentos permitiram um incremento da produção de transportes em 68% entre 1996 e 2001. As melhorias decorrentes da desestatização têm contribuído para reduzir acidentes nas malhas em funcionamento.
Recentemente, em Belo Horizonte (MG), foi realizada a Conferência Nacional Popular, que reuniu representantes de todas as regiões do País, para o lançamento nacional daFrente Brasil Popular, com o objetivo de reunir forças em defesa da democracia, por outra política econômica e em favor de reformas estruturais. Portogente conversou com um dos líderes do movimento, o dirigente do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile. Nesta entrevista, ele fala da crise econômica que exige profundas reformar no estado brasileiro.
Duas novas resoluções publicadas no Diário Oficial da União, no dia 1º de setembro último, reduzem o Imposto de Importação para compra de bens de informática e telecomunicações e também para bens de capital sem produção nacional. A resolução Camex n°85 diz respeito a bens de informática e telecomunicações. Estes itens tiveram as alíquotas reduzidas para 2%, até 31 de dezembro de 2017. Já a resolução Camex n° 86 altera para 2% e 0%, as alíquotas de importação de 206 ex-tarifários para bens de capital (194 novos e 12 renovações), com prazos de vigência que variam entre 31 de dezembro de 2016 e 31 de dezembro de 2017.
A Durlicouros, indústria do couro localizada em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba), tem se beneficiado com os projetos de inteligência logística desenvolvidos pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). A indústria, que exporta para todos os mercados mundiais, principalmente para a Ásia, deixava de utilizar o Porto de Paranaguá devido à demora na liberação de contêineres vazios para estufagem – operação que era realizada pelos armazéns retroportuários paranaenses -, optando pelo porto vizinho.
O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) deu início ao ProFaixa, programa que tem como objetivo regularizar as faixas de domínio de rodovias e ferrovias em todo o país. O programa tem prazo de execução de 20 anos, com a finalidade de otimizar o aproveitamento dessas áreas em favor da União e facilitar a execução de intervenções na infraestrutura de transportes. Em entrevista à Agência CNT de Notícias, o diretor de Planejamento e Pesquisa do órgão, Adaílton Dias, falou sobre a implementação e os principais objetivos do programa.