O foco dessas ações é a melhoria da qualidade do gasto público associada aos critérios de sustentabilidade, reduzindo o desperdício e aumentando a eficiência dos recursos utilizados. Entram no PLS iniciativas nas áreas de energia elétrica, água, reaproveitamento de papel, gerenciamento de frota de veículos e contratações públicas, por exemplo.
A responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos é o "conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos, nos termos desta Lei."
No entanto, a demanda de 7,1 bilhões de passageiros/quilômetros pagos ficou apenas um por cento abaixo do volume de agosto. Com menor oferta e estabilidade na demanda, o fator de aproveitamento aumentou 3,1 pontos percentuais (77,4%).
No embate com o novo terminal Embraport, estivadores de Santos reclamam da vinculação com salários abaixo do mercado e da perda da identidade profissional. Além disso, chamam atenção que com a livre contratação da mão de obra por terminais portuários, o trabalho será precarizado e o risco de acidentes graves acontecerem crescem - como já aconteceu neste início de outubro no porto santista.
A redução dos altos custos do combustível e o fortalecimento da marinha mercante estarão entre os principais temas que serão discutidos na 4ª edição do Fórum Nacional de Secretários da Indústria Naval, Portuária e correlatas (Fonseinp), evento que será realizado em Santos, litoral paulista, nos próximos dias 22 e 23 de outubro. O principal objetivo do Fórum é buscar promover discussões acerca de temas atuais e relevantes ao aquecimento do setor portuário e naval do Brasil.