Meio ambiente e licenciamento, e tecnologia e produtividade estiveram em pauta no painel Eficiência Portuária, da InfraPortos, feira e conferência internacional de tecnologia e equipamentos, nesta terça-feira (22), em Santos/SP. Do lado da sustentabilidade, as palestras mostraram como os portos e a cadeia logística do comércio exterior tiveram de se adaptar ao avanço da legislação ambiental. Do ponto de vista da tecnologia, pelo menos uma das abordagens focou o tema como ferramenta para uma gestão eficiente e dinâmica, mostrando a necessidade de portos mais inteligentes.
A ausência do ministro dos Transportes, César Borges, na abertura da InfraPortos, nesta terça-feira (22), em Santos, litoral de São Paulo, permitiu que os temas hidrovias e cabotagem ficassem supervalorizados. O ministro teria sido chamado de última hora para reunião com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília. Pedro Brito, presidente da Antaq, recebeu todos os holofotes, concentrando-se no programa de expansão da malha hidroviária do País. Segundo ele, de 130 pedidos de licença para operação de novos terminais portuários privados, 45 são de Estações de Transbordo de Cargas (ETCs).
O setor portuário passa por muitas mudanças, inclusive com novo marco regulatório implantado neste ano com a publicação da Lei 12.815. O comando da Secretaria de Portos também sofreu mudanças, com a saída de Leônidas Cristino e a entrada do economista Antônio Henrique da Silveira.