A Panalpina, um dos maiores operadores logísticos do mundo, acaba de lançar um serviço inédito no Brasil. Trata-se do LTL (Less-than-Truck-Load), que envolve coleta em todo o Estado de São Paulo, consolidação e entrega de cargas fracionadas no Porto de Santos.
A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) realizou, no dia 25 último, audiência pública com o objetivo de discutir a construção do Berço 04 do Porto de Natal, atracadouro para pesca artesanal e sistema de proteção contra colisões dos pilares centrais da Ponte Newton Navarro. O Berço 04 alinhado ao de número 3 permitirá que o Porto de Natal tenha um cais com 360 metros contínuo, permitindo o atendimento de embarcações modernas.
A Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) realizou, por meio da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Labtrans), uma pesquisa para coleta de informações visando atualização do Plano de Desenvolvimento de Zoneamento do Porto de Vitória e Barra do Riacho (PDZP). O levantamento foi realizado no último dia 17.
Caminhões com mais de duas décadas de uso. Motoristas em condições precárias de trabalho. Circulação de carretas carregando de forma irregular toras de madeiras com toneladas de peso. Essa é a combinação que resulta em mortes diárias, na época da safra, na região amazônica chamada de Arco do Desflorestamento, na região centro-norte do Estado de Mato Grosso. O quadro é descrito da pesquisa da engenheira florestal Mariana Peres Lima, professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), desenvolvida no programa de Pós-graduação em Recursos Florestais, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), em Piracicaba.
A adaptação do Porto de Alcântara para acesso à população foi discutida, na última semana, pela Advocacia Geral da União (AGU), Procuradoria Geral do Estado do Maranhão (PGE), Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). O presidente da Emap, Ted Lago, recebeu o procurador-chefe da AGU, Ivo Lopes Miranda, a consultora-chefe da Consultoria Jurídica da União no Maranhão, Renatha Leal Moreira, o procurador geral do Estado do Maranhão, Rodrigo Maia, e o diretor do CLA, coronel Claudio Olany. Atualmente, o porto é de uso exclusivo do CLA.