Sexta, 29 Março 2024

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

"A concentração de mercado das empresas globais de transporte e o seu processo de integração vertical - A concorrência portuária” é assunto de debate que acontece terça-feira (6/09), às 9h, no Campus Cariacica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).

Leia também
Entrevista - Em defesa de investimentos na armação nacional
O papel da Antaq no combate às práticas e preços abusivos dos armadores estrangeiros

O tema é pertinente, já que venceu o prazo fixado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) tome providências para regular os armadores estrangeiros. Há expectativa do que acontecerá.

Em 1º de junho, por meio do acórdão 1439/2016, o TCU deu 90 dias para a agência elaborar um plano de medidas, como registro dos preços dos fretes e serviços, estudos comparativos de rotas e preços praticados pelos armadores estrangeiros e normas para aplicação de sanção em caso de omissões injustificadas de portos. Além disso, a Antaq deve formular uma proposta de sanção em caso de omissão dos armadores quanto aos direitos dos usuários do transporte marítimo.

Também em 90 dias a Antaq deveria instituir procedimento que ateste e assegure que os armadores estrangeiros estão enquadrados nos acordos firmados pela União, atendido o princípio da reciprocidade (norma que verifica se as condições para exercício do direito estão presentes), por meio de outorga de autorização ou outro ato administrativo com o mesmo fim.

Evento
O debate, que promete ser concorrido, é organizado pela Intersindical da Orla Portuária do Espírito Santo, juntamente com a Companhia Docas (Codesa) e a Coordenadoria do Curso de Portos do IFES.

O palestrante será o professor e consultor Eduardo da Silva Martins, coordenador do mestrado em Gestão Portuária do Instituo Superior de Ciências da Informação e da Administração. Martins é ex-presidente do Conselho de Administração do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos e ex-diretor no Porto de Lisboa, em Portugal.
O endereço do Campus Cariacica é na Rua Governador José Sette, s/n, Itacibá, Cariacica (ES).

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome