Sábado, 27 Abril 2024

A MRS acaba de criar mais uma solução para seus clientes com o transporte de cargas por contêineres. Desta vez, os beneficiados foram os produtores de ferro gusa, que agora podem escoar suas cargas também pelo Porto de Santos através da nova rota Belo Horizonte–Santos, destinada à exportação. Desde julho deste ano, quando foram iniciados os testes do serviço, foram transportados mais de 280 TEUs (Twenty Feet Equivalent Unit, unidade padrão do segmento, que corresponde a um contêiner de 20 pés) do produto.

Gerente geral de Negócios para Carga Geral da MRS, Guilherme Alvisi explica que o acompanhamento do mercado, de forma geral, foi fundamental para que a solução fosse cogitada e posteriormente estudada. As possibilidades de ganho, segundo ele, foram na disponibilidade de espaço oferecida pelos navios que saem do Porto de Santos e no frete marítimo mais competitivo.

“Avaliando as movimentações do mercado, percebemos que poderíamos transportar ferro gusa também por Santos, uma carga que estava rodando em caminhões e não estava sendo exportada através dos portos do Rio de janeiro, onde a operação já acontecia e será, inclusive, mantida. Nosso objetivo é oferecer cada vez mais soluções, e, neste caso, manter a carga em circulação constante na ferrovia, independentemente da opção escolhida pelos clientes”, destaca ele.

Assim que foi criada a rota, a solução foi oferecida aos atuais clientes da MRS. Os trens são carregados sempre no Terminal de Cargas de Sarzedo (TCS), em Minas Gerais, e seguem para os terminais de Santos. “Geralmente o ciclo completo dura cerca de dez dias e os lotes variam entre 20 e 40 TEUs”, finaliza Guilherme Alvisi.

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