Terça, 26 Novembro 2024

Transporte / Logística

Quem aceitou potencializar o debate democrático do Portogente foi o presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli. Dono de opiniões afiadas e polêmicas, ele apresenta a posição da entidade sobre modelo de dragagem e de gestão portuária para os portos brasileiros. Com certeza despertará gregos e troianos, quando afirma, ou reafirma, que, ao centralizar as decisões na Secretaria dos Portos (SEP) e na Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), o governo reduz ainda mais a já restrita autonomia gerencial das administrações portuárias, que “há muito se encontram incapacitadas para realizar suas funções rotineiras de manutenção do condomínio portuário e, principalmente, para as transformações fundamentais em garantir a modernização dos portos públicos em possíveis padrões internacionais”.

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A Pirelli, multinacional italiana consagrada na indústria de pneus, entregou no último mês, em Milão, o Supplier Award 2015, que reconhece os melhores fornecedores da empresa. Na ocasião, nove provedores internacionais foram selecionados em um universo de 12 mil companhias catalogadas. A Hamburg Süd e a Aliança foram premiadas nas categorias Nível de Serviço e Inovação.

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O governo federal anuncia, nesta terça-feira (9/6), o que ele vem definindo como "o maior projeto de investimento em infraestrutura já realizado no Brasil". O Plano de Investimento em Logística (PIL) será apresentado pela presidenta Dilma Rousseff. Segundo Edinho Silva, ministro da Secretaria de Comunicação Social, as diversas iniciativas do plano vão garantir a retomada de um crescimento econômico sustentável, em que será preservada a inclusão social. A execução do programa será imediata, segundo o ministro. “É um plano de impacto, que garante a retomada da nossa economia de forma sustentável. Junto com o Plano Safra, que já foi anunciado, e com todos os demais investimentos, vai garantir o crescimento da economia. E o que é mais importante, crescimento sustentável, que garante a prioridade do governo – que é fazer com que o Brasil cresça com distribuição de renda, com inclusão social e com justiça social”, afirmou.

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A entrada em operação do Terminal de Logística de Carga (Teca) de Palmas (TO), no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, da Infraero, poderá trazer uma nova dinâmica para a cadeia produtiva do estado. "Pela localização estratégica da capital, o terminal terá condições de se configurar como um importante hub logístico, conectando as regiões Norte e Nordeste com o restante do país", avalia Francisco Nunes, superintendente de Logística de Carga da estatal.

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Quem também entra no debate Portogente sobre o modelo de dragagem mais adequado aos portos brasileiros é o primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar Aguiar. Ele admite que o assunto é polêmico desde que a União, com a nova lei dos portos (12.815/2013), assumiu as dragagens de manutenção e de aprofundamento nos portos públicos. “Pensamos que é a União quem deve realizar os investimentos, porém neste novo cenário de contenção de despesas e dificuldades do governo em executar os recursos provenientes do orçamento deve-se buscar alternativas.”

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