Empresários associados à Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e à Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) participam de uma missão técnica a Trento, na Itália. A iniciativa é promovida pela ACIC em parceria com a Unochapecó e com a Fondazione Bruno Kessler (FBK). O grupo embarcou na última sexta-feira (18) e retorna neste domingo (27).
De acordo com o diretor de Relações Institucionais da ACIC, Nelson Akimoto, a intenção é conhecer as potencialidades da região de Trento e da Fondazione Bruno Kessler para estabelecer parcerias.
Nesta semana, foi firmado um convênio entre a Unochapecó e a FBK que permitirá a mobilidade de estudantes, pesquisadores e professores, que poderão passar um período na Fondazione. Também será desenvolvido um projeto de pós-graduação para empresários com estágio final na Itália e com apoio de pesquisadores italianos, nas diversas áreas do conhecimento. Assinaram o convênio o reitor da Unochapecó, Cláudio Jacoski, o presidente da Fundeste, Vincenzo Mastrogiacomo, e o secretário geral da FBK, Andrea Simoni.
“Estamos visitando várias empresas de tecnologia de diversos segmentos em busca de conhecimentos e parcerias que possam contribuir para o desenvolvimento das empresas de Chapecó”, ressaltou Akimoto. Segundo ele, alguns empresários já têm parcerias com organizações da região de Trento e participam da missão para fortalecer os negócios.
“A intenção é aprimorar conhecimentos sobre o sistema inovativo e a sinergia entre instituições de ensino, empresas e investimento público e privado em diversos setores. Trento é uma das regiões mais ricas da Itália e mais indicada para negócios. A Fundação Bruno Kessler tem a missão de alinhar projetos de pesquisa com real utilização pela sociedade como um todo, pessoas e empresas”, acrescentou o integrante da missão, Darlan Segalin.