Projetos que beneficiarão o setor portuário foram formalizados, no dia 7 de janeiro último, na sede do Banco da Amazônia, em Belém. O acordo foi firmado pelo Ministério da Integração Nacional e Banco da Amazônia junto às empresas Hidrovias do Brasil.
Aeroportos e companhias aéreas brasileiras estão entre os mais pontuais da aviação mundial. É o que afirma pesquisa da consultoria britânica OAG, especializada em inteligência de mercado de aviação, que tem a maior rede internacional de dados sobre viagens aéreas. O relatório Liga da Pontualidade 2015, que está em sua segunda edição, mostra que os principais aeródromos do País obtiveram alguns dos melhores índices globais em diversas categorias da pesquisa, à frente, inclusive, de grandes terminais estrangeiros. Na categoria dos maiores do mundo (mais de 20 milhões de passageiros/ano), Guarulhos aparece como o terceiro mais pontual (87,5%). Entre os 20 aeroportos com o maior número de conexões potenciais entre voos – os chamados megahubs –, Congonhas ocupa a segunda posição no ranking e Guarulhos vem logo após, em terceiro lugar.
Cada vez mais, a alta tecnologia dos portos e também das embarcações exige cuidados extras na montagem e manutenção de equipamentos hidráulicos utilizados pelo setor naval.
A partir de janeiro, a Asia Shipping vai oferecer um novo serviço aos clientes regulares da região de Porto Alegre (RS). É a entrega da carga fracionada (LCL) diretamente ao cliente. Este serviço diferenciado começou a ser oferecido aos clientes situados em um raio de 150 km do porto de Santos no ano passado, o sucesso foi tão grande, que logo foi ampliado para os portos de Itajaí (SC) e Paranaguá (PR). Para Ricardo Tavares, diretor de Contract Logistics da Asia Shipping, a solução logística foi tão bem recebida pelo mercado que o ritmo de expansão dos serviços está mais acelerado do que estava previsto. “Todos buscam um serviço completo, com segurança, rapidez e custo menor, e é isso que queremos oferecer cada vez mais”, resume.
A Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP) tem levado diversas sugestões às reuniões chamadas pela Secretaria de Portos (SEP) para elaboração de novos editais de licitação de áreas portuárias, de forma que os leilões se tornem mais atraentes. Mas o aumento da competitividade dos portos brasileiros não passa só pelos leilões. Acelerar os certames, agilizar obras de infraestrutura, legitimar a competência da SEP e fortalecer os Conselhos de Autoridade Portuária (CAPs) são algumas ideias do diretor-presidente da ABTP, Wilen Manteli, conforme entrevista ao Portogente.