Líder no mercado brasileiro de operações de logística para cadeia de frio, a Comfrio acaba de iniciar a implantação de novo programa de excelência tendo como base a filosofia Kaizen. Direcionado a promover inovação e melhoria contínua, o programa está sendo implementado inicialmente na unidade de Pinhais da empresa, localizada em Curitiba, no Paraná. A perspectiva é levar o programa para as demais 19 unidades da empresa ao longo dos próximos meses. Com 20 unidades que somam mais de 1 milhão de metros cúbicos de capacidade de armazenagem, a Comfrio atende principalmente empresas do setor de alimentos e bens de consumo.
Com ele, além de fortalecer a cultura de melhoria contínua já em prática nas unidades Comfrio, a empresa prevê ganho expressivo de produtividade em todos os processos com medidas que priorizam maior eficiência às operações.
“Nosso objetivo é confirmar a Comfrio como uma empresa de vanguarda na aplicação de modelos que estimulem a excelência operacional. O Programa Kaizen Comfrio está alinhado com esse plano. Por meio dele, 100% dos nossos funcionários estarão engajados na metodologia até o final do ano e aptos a atuar como multiplicadores do sistema. É algo pouco comum em nosso setor entre as empresas brasileiras”, explica José Rogério de Souza, diretor de operações da empresa, que lidera o segmento de logística para cadeia de frio.
“O Programa Kaizen Comfrio complementa de forma extraordinária a nossa filosofia de trabalho, que prevê ganhos contínuos de eficiência em todos os níveis de gestão. Nosso foco é oferecer serviços com qualidade superior e fazemos isto por meio de processos e tecnologias no tempo e na medida certa para as demandas de nossos clientes”, complementa.
Em 2017, a previsão da Comfrio é crescer até 20% em receitas e ultrapassar a marca de R$ 400 milhões em faturamento, embora a taxa possa ser maior por conta da perspectiva de expansões regionais.
“Devemos ter novas unidades no Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco nos próximos dois anos, graças à demanda dos nossos clientes por nossos serviços”, diz o CEO da empresa, Evandro Calanca. “Nosso plano de médio prazo é dobrar a companhia até o final de 2018”, acrescenta.