O futuro do transporte ferroviário para a região Sul tem uma alternativa ao caos, segundo o ex-presidente do Ferroeste, Samuel Gomes, é a Ferrosul. “Em dezembro de 2006, quando o Estado do Paraná retomou na Justiça o direito de operar a sua ferrovia, Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste), o Sul do Brasil, ao qual se somou o Mato Grosso do Sul, resolveu buscar uma saída regional para o transporte ferroviário”.
O transporte ferroviário no Brasil passa por uma crise, quem diz isso com todas as letras é o ex-presidente da Ferroeste, Samuel Gomes. “Não é meramente uma crise de crescimento, como dizem os fundamentalistas da privatização. É uma crise de modelo”. Por sorte, observa, existem duas agendas que oferecem a possibilidade do país acertar o passo neste começo de século XXI. “De um lado, o modelo da privatização, passados já 15 anos de sua vigência, mostra agora todos os seus horrores, graças à reação da sociedade e ao trabalho do Ministério Público Federal. De outro lado, por ser inaceitável a replicação modelo privatista falido nas novas ferrovias em construção pelo Governo Federal (Valec), abre-se a oportunidade de reiniciarmos a construção de um sistema ferroviário nacional em novas bases, em que as ferrovias se integrem a um plano nacional de desenvolvimento”.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), reuniu, no último dia 10, em audiência pública, várias lideranças políticas e sociais para apresentar seu Plano Estratégico 2011-2014. Casagrande e sua equipe apresentaram o que chamam de Plano de Governo compatível ao ambiente, governança democrática, gestão de transporte e responsabilidade fiscal, mas não incluiu o porto de águas profundas, projeto inicial dos portuários capixabas.
Portogente foi atrás de um dos criadores de uma campanha via Facebook de sucesso, que atingiu o seu alvo, a empresa Azul Linhas Aéreas. O movimento na rede social contou com o apoio decisivo, destaca o analista de informação Cristiano Santos, da empresária de Mato Grosso do Sul, Lívia Luz. Nos últimos dias, Santos lançou novo movimento na rede social, leia a seguir a história nas palavras do próprio criador.
Imagine manobrar um navio com capacidade para 400 mil toneladas onde a profundidade é pequena e os obstáculos são inúmeros? Essa será a missão dos práticos no Espírito Santo a partir de 2012. É que o supergraneleiro Vale Brasil e outros similares da classe Valemax, vão começar a atracar no Porto de Tubarão, em Vitória.