Em sua 2ª edição, a InfraPortos South America – feira internacional sobre tecnologia e equipamentos para portos, terminais e armazéns, que acontece nos dias 7, 8 e 9 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo – tem como intuito contribuir com a modernização da infraestrutura portuária e aumentar a capacidade de movimentação dos portos brasileiros.
Leia também
Fiesp quer tirar pedras do caminho dos portos
O setor quer manter o ritmo de crescimento nos próximos três anos e atrair até R$ 36 bilhões em investimentos da iniciativa privada. Entre os projetos, estão os pedidos de autorização de investimento de arrendamentos existentes, as autorizações para terminais de uso privado (TUPs) e os arrendamentos de áreas em portos organizados, previstos no Programa de Investimentos em Logística. Também fazem parte deste montante, os recursos da segunda fase do Programa Nacional de Dragagem (PND2) e os arrendamentos, duas das prioridades do setor público, de acordo com a Secretaria Nacional de Portos (SEP).
O gerente da feira, Ricardo Barbosa, os operadores portuários, que atuam no País, estão focados no aumento de eficiência operacional, na racionalização e na ampliação da capacidade portuária. “Essas empresas estão ávidas por soluções em equipamentos, serviços, tecnologia e armazenagem que enriqueçam o portfólio oferecido aos embarcadores de carga“, destaca. Por isso, a previsão é a de reunir um grupo seleto de profissionais, em torno de quatro mil pessoas.
Na edição passada o evento reuniu cerca de 60 empresas e mais de 2.800 pessoas, público formado, principalmente, por players com poder de decisão nas empresas. Foram 87 marcas participantes de 17 estados brasileiros e 10 países, sendo que 58% dos expositores fecharam negócios durante a InfraPortos.