Quinta, 25 Abril 2024

A movimentação de granéis líquidos pelos terminais nos principais portos brasileiros ultrapassou os 13,4 milhões de toneladas em 2014, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Terminais Líquidos (ABTL). De acordo com o presidente do conselho de administração da associação, Ary Serpa Júnior, “o aumento das cargas líquidas deve-se ao resultado significativo na movimentação dos produtos nos portos de Suape (PE), que cresceu 131% no período, e do Itaqui (MA), com incremento de 16% somando 2,3 milhões de toneladas”.

Leia também
Granéis líquidos precisam de mais infraestrutura
Os feudos portuários no Brasil
Navegação de cabotagem movimentou 22% das cargas em 2014

Por outro lado, o representante atribui a redução em torno de 10% da movimentação da carga no Porto de Santos, o maior da América Latina, à retração na movimentação de produtos químicos e na exportação de etanol. “O Porto de Santos é responsável por aproximadamente 40% do total movimentado pelos associados da ABTL. É um indício de que, com a situação econômica do País, em 2015 podemos até ter uma redução nos volumes totais de movimentação”, alerta.

Suape
O Complexo Industrial Portuário de Suape bateu recorde de movimentação em 2014, superando em 18,3% o resultado do ano anterior. Das 15 milhões de toneladas de cargas, os granéis líquidos responderam por mais de 9,2 mil de toneladas. “Dos líquidos movimentados, principalmente óleo diesel e GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), houve um incremento de 26% em 2014”, comenta o presidente do porto de Suape, Thiago Norões, que atribui o crescimento “principalmente à entrada em operação dos píeres de granéis líquidos para a Refinaria Abreu e Lima e às operações de transbordo ship-to-ship (petróleo, diesel e gasolina)".

Os detalhes do mercado serão discutidos durante a Tank Storage, conferência inédita sobre soluções de armazenagem de líquidos que ocorrerá simultaneamente à Intermodal South America e à Infraportos South America, entre 8 e 9 de abril, na Capital paulista.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome