A Arteris S.A., controlada pela empresa espanhola Abertis e pela canadense Brookfield, passou a gerir, desde quarta-feira (22) a concessionária ViaPaulista. Com isso, a Arteris passa a liderar o setor de concessões rodoviárias no Brasil.

                                        Imagem

Leia também

Estrangeiros atraídos por setor de energia solar

A companhia tem mais de 3,7 mil quilômetros administrados por meio de dez concessões de rodovias em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, importante eixo econômico e industrial do País. É responsável pela operação de cinco concessionárias federais: Autopista Fernão Dias, Autopista Régis Bittencourt, Autopista Litoral Sul, Autopista Planalto Sul e Autopista Fluminense. Também detém as concessionárias estaduais Autovias, Centrovias, Intervias, Vianorte e ViaPaulista.

O trecho da ViaPaulista é de 720 quilômetros que ligam 35 municípios das regiões de Bauru, Franca, Itapeva, Ribeirão Preto, Sorocaba e Central, polo industrial paulista de calçados. A companhia venceu, em abril, o leilão do lote.

O contrato prevê investimento de R$ 5 bilhões no período de 30 anos. Desse total, R$ 3,7 bilhões devem ser investidos nos primeiros dez anos de concessão. O dinheiro precisa ser aplicado na prestação de serviços aos usuários, na manutenção e conservação das vias e na duplicação de 275 quilômetros de pistas.

A fiscalização da execução das regras do contrato de concessão da ViaPaulista é de competência da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), autarquia vinculada à Secretaria de Logística e Transportes.

0
0
0
s2smodern
powered by social2s