A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou o calendário para instalação de tag (identificação eletrônica) dos veículos automotores de cargas cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). Os prazos vão até dezembro de 2018.

                                         Imagem

Leia também

BR-163 recebe verba para pavimentação e Antaq multa Codomar em novela confusa

Roubo de cargas no País aumenta 86%

A tag é obrigatória para carros e caminhões cadastrados no RNTRC, de acordo com a Resolução nº 5.379/2017, que regulamenta a fiscalização dos Postos de Pesagem Veicular (PPV) nas rodovias.

Pelo Sistema Automatizado e Integrado (SAI), os PPVs contarão com videomonitoramento, câmeras de reconhecimento e identificação automática de placas de veículo, leitura de tags de identificação e painéis que indicam a entrada obrigatória na área destinada à pesagem.

A programação de instalação começa com um grupo voluntário de transportadores de qualquer estado que têm interesse em instalar a tag eletrônica em seus veículos. O período para esse grupo é de 1º de agosto a 7 de janeiro de 2018 e, a partir dali, os grupos são separados por estados. O cronograma completo pode ser acessado pelo link http://www.antt.gov.br/salaImprensa/noticias/arquivos/2017/08/ANTT_altera_cronograma_de_instalacao_de_TAG_eletronica.html

A Resolução nº 4.799/2015 dispõe sobre as regras para a operacionalização da inscrição, atualização e recadastramento do RNTRC. A última etapa desse processo é a identificação eletrônica dos veículos. Esse mecanismo contém uma chave eletrônica que será associada à identificação do veículo e do transportador, na base de dados da ANTT. Assim que as antenas coletarem essa chave no registro de passagem, serão verificados os dados do transportador e do veículo.

O processo de fornecimento da tag será realizado pelas Administradoras de Meios para Arrecadação Eletrônica de Pedágio (AMAPs) e pelas fornecedoras de vale-pedágio obrigatório consideradas aptas pela agência reguladora. Veja aqui a lista das empresas.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

O que você achou? Comente