Quatro estados foram beneficiados nos dois leilões promovidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para apoio à venda e escoamento de 480 mil toneladas de milho.
Leia também
O avanço da CMA CGM e os obstáculos logísticos para a América do Sul
Leilão de 587 toneladas de milho em Mato Grosso
O primeiro leilão ofereceu Prêmio para o Escoamento (PEP) de 120 mil toneladas do produto de Mato Grosso, 30 mil de Mato Grosso do Sul e 30 mil de Goiás e Distrito Federal. O PEP é destinado à indústria que se compromete a adquirir e transportar o produto conforme as especificações do edital. O grão deve ser comprado diretamente do produtor rural ou de sua cooperativa.
O segundo ofertou Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) 316 mil toneladas de milho de Mato Grosso, 30 mil de Mato Grosso do Sul e 30 mil de Goiás e Distrito Federal. Foi arrematado prêmio para 360 mil toneladas, equivalentes a 95,74% do total. O Pepro é concedido ao produtor rural ou cooperativa para complementar o valor recebido pela venda do produto para que ele atinja o valor do preço mínimo, desde que seja escoado de acordo com as condições do edital.
O órgão responsável por autorizar estas operações é o Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep). Os leilões tiveram início em abril, com o objetivo de assegurar preço mínimo ao produtor e incentivar o escoamento do excedente de produção para os grandes centros consumidores.