Sexta, 26 Abril 2024

Quais são os projetos do governo para gerir e adaptar a gestão pública para a nova realidade global? Como as organizações e empresas tanto do Brasil como ao redor do mundo estão enfrentando o ambiente altamente competitivo? Essas e outras questões permearam o debate durante o Fórum de Boas Práticas, edição internacional, promovido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), no dia 18 de outubro, em São Paulo.

Durante o evento, representantes do Global Excellence Model (GEM) da Índia, Europa, Iberoamérica, México, Japão e Singapura, participaram de um painel, apresentando os modelos de gestão implementados em seus respectivos países e blocos comerciais. Em Singapura e na Iberoamerica, as organizações nasceram para ajudar o governo a implementar processos para aumentar a competitividade. Na Europa, quase todos os países adotaram o modelo de gestão, que excedeu as expectativas e foi perpetuado ao redor do mundo. Todos foram unânimes em citar a inovação, processos, liderança, foco cliente e sustentabilidade como principais atributos para buscar a excelência das organizações.

O Brasil também foi tema das análises dos participantes. Na palestra do Dr. Gleisson Cardoso Rubin, Secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento, um recado ficou claro. A adaptabilidade do governo é para ontem. Não podemos mais permitir tamanha burocratização dos serviços prestados à população. Os cidadãos estão cada vez mais críticos e grande parte dos órgãos públicos não possui uma gestão eficiente. Não é aceitável que as pessoas durmam em filas de hospitais só para agendar uma consulta médica", exemplifica.

Entre os macro desafios do Ministério está a qualidade dos serviços, as políticas públicas efetivas e eficazes e aumentar a eficiência dos gastos públicos. “É a primeira vez de vários anos trabalhando no governo que observo um esforço de todas as esferas para desenvolver um programa integrado. Em breve, teremos a implementação da plataforma “Brasil 100% Digital”, onde o cidadão poderá solicitar e acompanhar os serviços públicos em um único canal, com uma única senha e login”.

Jairo Martins, presidente executivo da FNQ comenta que para obter a retomada de crescimento do País é necessário resgatar a confiança do empresariado, dos cidadãos e de órgãos internacionais. “Observamos durante a história de 25 anos de atuação da fundação, de que não é possível ser produtivo e competitivo sem uma boa gestão e uma liderança transformadora. Seremos sempre do tamanho da confiança que transmitimos e, neste momento de instabilidade e incerteza, se faz necessário um trabalho em conjunto, pois o Brasil é a tarefa de todos.

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