A Rumo Logística foi destaque durante o Oracle Open World 2016, realizada entre os dias 18 e 22 de setembro, na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. A companhia ferroviária apresentou, na ocasião, o projeto “Chave na Mão”, desenvolvido pela área de tecnologia da empresa. A palestra tratou exclusivamente das tendências do mercado, desenvolvimento, futuro da mobilidade para os próximos anos e desafios enfrentados para a criação desse projeto.
A empresa foi representada pelo coordenador de Tecnologia da Informação (TI), Fabio Calarga, que recebeu a missão de explicar a construção dessa ferramenta para outros profissionais da área de diferentes partes do mundo. “Foi uma grande oportunidade para mostrar, passo a passo, o desenvolvimento desse projeto que eleva a eficiência do transporte ferroviário”, diz.
O “Chave na Mão” foi desenvolvido na própria Rumo. Ele oferece ao maquinista informações sobre cronograma de trabalho, ponto, repouso, holerites e férias. A concessionária, por sua vez, tem acesso a informações da equipe em tempo real. Assim, é possível fazer ajustes na escala e gerenciar a operação com ganho de eficiência no transporte de cargas. “Esse sistema de comunicação tem uma ampla precisão, que facilitará a atuação da equipe nas viagens dos trens entre Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil”, afirma Calarga. “O projeto foi o único case de mobilidade aplicado em ferrovia apresentado no evento, o que nos rendeu grandes elogios”.
O smartphone e o aplicativo juntos representam uma revolução porque criam um canal de comunicação permanente entre a empresa e o colaborador. “Com isso, a Companhia se tornou pioneira no setor ao implantar esse sistema”, diz o coordenador. “Serão distribuídos quase 2 mil celulares para a equipe de maquinistas que atua em mais de 12 mil quilômetros de ferrovias”.
O investimento no projeto global de tecnologia, que engloba o Chave na Mão e outras iniciativas, chega a R$ 400 milhões e faz parte de uma série de medidas de inovação tecnológica na Rumo. A empresa aposta no ganho de eficiência como estratégia para ampliação de seus serviços.