A Aliança Navegação e Logística participa nesta quinta-feira, em São Paulo, do evento “A Hora da Cabotagem”, que chega à sua quarta edição. Neste ano, além de divulgar a atividade e apresentar os benefícios do modal, o evento terá foco naquilo que a cabotagem pode fazer pelas empresas, do ponto de vista prático.
Dividido em quatro painéis dinâmicos, o evento promove um dia inteiro de discussões e debates que aproximam usuário, armador e terminais de integração com os modais complementares, apresentando soluções práticas e vantagens específicas para a operação do usuário do modal.
A Aliança, líder em cabotagem, espera fechar 2016 com um crescimento de 6%, impulsionado pela conquista de clientes de médio porte. Atualmente, o serviço conta com 1200 clientes ativos, sendo que pelo menos metade deles é constituída por empresas de pequeno e médio porte.
De acordo com Jaime Batista, gerente comercial da Cabotagem e que será um dos palestrantes do evento, o serviço oferece uma série de vantagens, como redução de custos em relação ao modal rodoviário – de 10% a 15%, rastreabilidade em qualquer ponto, integração dos modais para otimização da cadeia logística, redução do número de caminhões na estrada, menor índice de avarias e a facilidade de contar com empresas que cuidam de todas as etapas do processo.
Para Julian Thomas, diretor-superintendente da Aliança Navegação e Logística, o segredo de uma logística eficiente é a utilização apropriada de todos os modais, cada um desempenhando o seu papel na cadeia. “O que não devemos é incorrer novamente no erro de priorizar apenas um deles. O futuro do setor de cabotagem passa pela modernização não apenas da frota de navios, mas, principalmente, pela otimização de toda a cadeia logística”, afirma o executivo.
O painel de fechamento do evento permitirá também a troca de experiências dos embarcadores e agentes que optaram pela cabotagem e já colhem frutos.